Meu povooo! Tudo certinho?
Vamos falar sobre um assunto que cai em todos certames: crase. Olha só: crase é o fenômeno que surge da união de um 'A' preposição e um 'A' artigo, certo? Pois bem... Existem os casos obrigatórios, os proibidos e os facultativos. A questão é a seguinte: o que nos diz os casos em que o acento grave é opcional? "Ah, profe... essa é fácil" - assim vc pensa. E a regra é bem clara: é facultativa a crase diate de nomes de mulheres, diante de pronomes possessivos femininos e diante da palavra 'até'.
Há exceção? Claro que sim. Então vamos lá: antes de pronome possessivo, o emprego do artigo é opcional. Podemos dizer 'Esta é minha irmã' ou 'Esta é a minha irmã'. Lembrando que o acento indica a união de a + a (preposição e artigo). Porém, nem sempre o emprego do acentinho será facultativo diante do pronome possessivo. A regra é a seguinte: se o possessivo exercer a função adjetiva, a crase será opcional. Se exercer a função substantiva, será obrigatória. Por que isso? A exceção confirma a regra. Existem casos em que o artigo se impõe.
Compare: Ele foi à (a) minha cidade e não foi à sua.
A primeira construção apresenta um possessivo acompanhando o substantivo 'cidade'. Pronome com função adjetiva: crase opcional. Na segunda, substitui o substantivo. Pronome com função substantiva: crase obrigatória. Cuidado, visse?
Outra questão que merece muito cuidado é com a palavrinha 'até'. A crase será facultativa quando for uma preposição. Se for um advérbio, a crase é obrigatória. Daí, você pergunta: "e como saber a diferença?" Eu te respondo: é muito fácil!! J Basta trocarmos a palavra 'até' por 'inclusive'. Chegue cá:
Cheguei até a esquina. / Cheguei (inclusive) a esquina. Hum... não, né?
Fiz homenagem ao pai, ao filho e até a sogra. / (Fiz homenagem ao pai, ao filho e inclusive a sogra.) Agora, sim!!
Isso quer dizer que, no primeiro exemplo, por não aceitar a substituição, a palavra 'até' é uma preposição. Portanto, crase facultativa. Já na segunda, é obrigatória, uma vez que a substituição deu certo.
E aí?
Cuidado com algumas regras... J
Cheirinhos, meu povo!!
Bons estudos!
0 Comentários