Sesipe-DF: professor dá dicas para questões de Língua Portuguesa


via Byline

Confira a matéria publicada na Folha Dirigida, em que o  professor Diego Amorim dá dicas de Língua Portuguesa aos candidatos que estão se preparando para o concurso para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe-DF):

Nem sempre é preciso esperar a divulgação do edital para começar a estudar para um determinado concurso. Isso ajuda, também, quem está interessado no cargo de agente de atividades penitenciárias do Sesipe-DF, concurso que está autorizado pelo governo Agnelo Queiroz e oferecerá 1.100 vagas para o cargo, sendo 200 imediatas e 900 para formação de cadastro. A remuneração é de R$4.185. Para concorrer, é necessário ter diploma de graduação em qualquer área de formação.

Para auxiliar os candidatos na hora de se preparar para os estudos, a FOLHA DIRIGIDA traz dicas do professor Diego Amorim, que leciona Língua Portuguesa, no curso Vestcon.

"Quando se decide estudar para concursos deve-se fazer um plano de ação em que se basear para estudar e conseguir seu objetivo: passar! Nesse plano, essa disciplina é de suma importância para lograr êxito em qualquer concurso público. A Língua Portuguesa permeia praticamente todas as provas de concurso e a quantidade de itens/questões é cada vez maior", comenta.

Questionado sobre a melhor maneira de como estudar a Língua Portuguesa, o especialista diz: "Exercícios! Não há outra forma. Sempre me perguntam se há algo dentro do edital que se deve estudar mais. A resposta está nas provas anteriores".

Para o professor, "O estudo deve passar, necessariamente, por fazer as provas da banca organizadora, todas de até dois anos, para se ter uma noção de como se cobram os assuntos".
Para os cargos de agente do Sesipe, as provas, geralmente, são aplicadas pelo Cespe/UnB ou Iades. Com base nessa experiência, o professor dá dicas importantes dos assuntos que, frequentemente, são cobrados.

"Quanto à gramática, sempre caem mais ou menos os mesmos assuntos, porém baseadas em frases/orações distintas. As questões acabam sendo cíclicas, repetindo-se em conteúdo, mas em outra situação textual. Geralmente, as questões que envolvem gramática têm mais apelo por serem mais enjoadas de se fazer, pois ou se sabe ou não", garante.

Outro assunto que muito se vê, sendo exigido dentro do conteúdo é a interpretação de texto. Dentro da normalidade, é cobrada dentro de um texto dado pela banca que, exige muita atenção na hora de responder ao que se pede.

"Nunca leia o texto antes de ler as questões relacionadas a ele. Isso mesmo! Primeiro: leia a questão toda com muita atenção e se atente à pergunta principal feita. Depois procure o lugar no texto em que se trata de tal assunto. Leia com calma o período todo. Assim, sua mente prepara você para a resposta. Sabendo o que está sendo perguntado, é mais fácil, direto e correto entender a resposta", explica.

Além dessas dicas, o especialista pontua, ainda, alguns itens que considera fundamental para que se obtenha sucesso.

Mais informações sobre o concurso:

Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários