Adversativas e Concessivas - Tá, e daí?!


via Byline

Salve, salve!!!


Você sabia que as conjunções concessivas substituem as adversativas, e vice-versa?!

Tanto as conjunções adversativas quanto as concessivas têm valor semântico de oposição. Por isso, com alguns ajustes na frase original, uma pode substituir a outra sem alteração do sentido original. Exemplo:

- O professor deu uma explicação sensacional, NO ENTANTO os alunos não entenderam.
- CONQUANTO o professor tenha dado uma explicação sensacional, os alunos não entenderam.

Note o detalhe dos verbos. Depois de conjunção adversativa, o verbo vem no modo indicativo (entenderam). Depois de conjunção concessiva, o verbo vem no modo subjuntivo (tenha dado). Portanto, a paráfrase (reescritura com o mesmo sentido) só será perfeita gramaticalmente e semanticamente se houver esse cuidado com o verbo que vier depois da conjunção.

Ah! Outra coisa! Muita gente pensa que é possível substituir uma conjunção concessiva, como EMBORA, pela locução prepositiva concessiva APESAR DE, por exemplo. Sim, realmente é possível, maaaaaaaaassss, novameeeeeente, é preciso cuidado no ajuste das frases. Veja:

- EMBORA esteja cada vez mais feliz, tem passado por maus bocados.
- APESAR DE estar cada vez mais feliz, tem passado por maus bocados.

De novo, note o detalhe dos verbos. Depois de conjunção concessiva, o verbo vem no modo subjuntivo (esteja). No entanto, depois de locução prepositiva, o verbo vem sempre no infinitivo (estar)! 

Tome cuidado com esses detalhes na hora de reescrever frases. 

Grande abraço!

Pestana

P.S.: Saiba tudo sobre conjunção e sobre reescritura de frases em "A Gramática para Concursos Públicos", nos capítulos 15 e 37.




Postar um comentário

0 Comentários