RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA PARA AGENTE PENITENCIÁRIO/2014/FUNDATEC


via Byline


RESOLUÇÃO COMENTADA DA PROVA PARA AGENTE PENITENCIÁRIO 2014

Professor Dirnei Rodrigues Bandeira.

Questão 1 – resposta "C" -  questão de ortografia.
Questão 2 – resposta "D" – Conteúdo de Regência e emprego dos pronomes relativos.
                       Na linha 21 - ...fixa um ato que imaginamos consciente e DO QUAL supomos, mas apenas supomos, ser donos.  O PRONOME RELATIVO "QUAL" SUBSTITUI O SUBSTANTIVO "ATO", E A PREPOSIÇÃO É REQUERIDA PELA EXPRESSÃO "SUPOMOS SER DONOS" (QUEM SUPÕE SER DONO, SÓ PODE SER DONO "DE" ALGUMA COISA. NA CONTRAÇÃO COM O ARTIGO PERTENCENTE A PALAVRA "ATO", FICA "DO" "QUAL".
                       Na linha 26 - ...de acordo com a possibilidade da capacidade QUE cada pessoa tem para agir no recorte bioquímico de seu próprio.... TODAS AS ALTERNATIVAS OFERECEM O PRONOME RELATIVO "QUE" (USADO PARA SUBSTITUIR O TERMO ANTECEDENTE); RESTAVA SABER SE ERA NECESSÁRIO O EMPREGO DA PREPOSIÇÃO "DE".  BASTAVA PERGUNTAR AO VERBO "TER" (A pergunta é: Cada pessoa tem o que para agir, ou de que para agir?)
                        Na linha 38 -   ...com o minguado arsenal tecnológico DE QUE dispunha, - DA MESMA FORMA, TODAS AS ALTERNATIVAS OFERECEM O PRONOME RELATIVO "QUE"; BASTAVA DEDUZIR QUAL PREPOSIÇÃO É REQUERIDA PELO VERBO "DISPOR" ( NO SENTIDO DE TER A POSSE, QUEM DISPÕE, DISPÕE DE ALGUMA COISA, E NÃO DISPÕE PARA ALGUMA COISA. COM OUTROS SENTIDOS O VERBO "DISPOR" TAMBÉM PODE SER "VTD".
Questão 3 – resposta "E" – é só interpretar e responder
Questão 4 – resposta "A" -  Por uma questão de significado e contexto, a alternativa "II" está incorreta; a "III" apresenta dois verbos de significados diferentes; então, só resta para ser a resposta o item "I", até porque existe uma questão de acarretamento, em que temos uma sentença (no texto) verdadeira, e outra sentença (item I) que deduzimos ser também verdadeira.
Questão 5 – resposta "D" – CONCORDÂNCIA VERBAL –
              Linha 12Existem três novos livros revolucionários. Existe um novo livro revolucionário.
              Linha 20sempre há atividade elétrica /atividades elétricas "cerebrais", "autônomas", que "precedem" e "fixam" um ato que imaginamos consciente... NO ITEM "II" DIZ QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES, MAS COMO PODEMOS VER, AS PALAVRAS DESTACADAS SOFREM MODIFICAÇÃO.
              Linha 24O criminoso tem, os criminosos têm.
Questão 6 –resposta "D" -   EMPREGO DO PRONOME "SE" E AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DECORRENTES
              No item "I" há uma voz passiva sintética, VTD+SE, ao passar para voz passiva analítica, fica "A DECLARAÇÃO DE UM DOS PRINCIPAIS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO É SOMADA, PORTANTO, ESTÁ CORRETO.
              No item "II" – o termo "A essas obras" é OBJETO INDIRETO, PORTANTO, INCORRETO O ITEM.
              No item "III" – o termo faz parte do sujeito, e completa um nome ( declaração), e não um verbo, portanto não pode ser complemento verbal (objeto indireto). INCORRETO.
Questão 7 – resposta "E" -    INTERPRETAÇÃO
Questão 8 – resposta "A" - EMPREGO DO PRONOME "SE"
               Linha 19 – Estabeleceu-se então um consenso,... Voz passiva sintética = pronome apassivador = partícula apassivadora. CORRETO.
               Linha 24 -   Ouvir-se nas instituições prisionais, O "SE" É ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO. SÃO 3 AS SITUAÇÕES EM QUE O SUJEITO FICA INDETERMINADO COM EMPREGO DA PARTÍCULA "SE":  VERBOS VTI, VI e VL. NO CASO EM QUESTÃO, "OUVIR" É VERBO INTRANSITIVO + PRONOME "SE" + ADVÉRBIO DE LUGAR.   INCORRETA
               Linha 34 - ...mulheres que se mantinham estáticas... – MANTINHAM A SI MESMAS ESTÁTICAS. (PRONOME REFLEXIVO, E NÃO CONJUNÇÃO INTEGRANTE) - INCORRETA
Questão 9 – resposta "B" – SUJEITO POSPOSTO AO VERBO E COLOCAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO
assinalar M para as que mantêm a correção gramatical, apresentando outra possibilidade de escrita; e A para as propostas que alteram, ficando gramaticalmente incorreta.
(M) -   Linha 16 – No início das pesquisas, buscavam eles estabelecer a sincronia temporal...
                                    No início das pesquisas, eles buscavam estabelecer a sincronia temporal..
(A) -    Linha 19 – Estabeleceu-se então um consenso, ...  -  NÃO SE INICIA FRASE COM O PRONOME
(M) -   Linha 37 -  Hoje ele dispensa apresentações.  Hoje dispensa ele apresentações. "ELE" É SUJEITO NA FRASE, PODENDO VIR ANTES OU DEPOIS.
Questão 10 –  resposta "C" - PARECE UM PEGA-RATÃO DE TÃO FÁCIL; BASTA LER.
Questão 11 – resposta "E" -  PONTUAÇÃO, VÍRGULA
                Linha 16 – No início das pesquisas, buscavam eles estabelecer..., VÍRGULA SEPARANDO UM ADJUNTO ADVERBIAL 
                Linha 24 – Quando vi, já matei.   VÍRGULA SEPARANDO ORAÇÕES SUBORDINADAS
                Linha 29 – Donos de livre-arbítrio (ninguém talvez seja, segundo essa tese). SEPARAM UMA OPINIÃO
               Linha  33 – Freud (que era médico), SEPARAM UMA ORAÇÃO EXPLICATIVA
               Linha  34 -  ...dizia, no início de sua carreira, que mulheres que se mantinham estáticas...ORAÇÃO ADJETIVA RESTRITIVA; COM VÍRGULAS FICARIA EXPLICATIVA, MUDANDO O SENTIDO.
Questão 12 – LER E INTERPRETAR
Questão 13 – resposta "A" -  CONCORDÂNCIA VERBAL – LOCALIZAÇÃO DO SUJEITO
CORRETO - Linha 03 – Por outro lado, a maioria das pessoas imagina. PODERIA TAMBÉM CONCORDAR COM "AS PESSOAS" (IMAGINAM).
INCORRETO - Linha 09 – Nos últimos anos, uma série de experimentos detectaram algo surpreendente: O SUJEITO É "UMA SÉRIE DE EXPERIMENTOS", E NÃO "EXPERIMENTOS", PORTANTO O VERBO DEVE FICAR NO SINGULAR.
INCORRETO – Linha 24 – Filósofos que criticam as conclusões que os neurocientistas estão tirando de seus resultados afirmam que a atividade neuronal medida por eletroencefalogramas, ressonância magnética funcional ou mesmo com o implante de eletrodos em neurônios não demonstram a complexidade... QUEM NÃO DEMONSTRA?  A ATIVIDADE NEURONAL, LOGO, O VERBO DEVE FICAR NO SINGULAR.
Questão 14 – resposta "D" – QUESTÃO DE SIGNIFICADO
Questão 15 – resposta "C" – INFERÊNCIAS NO TEXTO, PRONOME RELATIVO
           ITENS "I" e"II" NÃO CORRESPONDEM; NO ITEM "III" É UM CASO TÍPICO DE RELAÇÃO ENTRE O PRONOME RELATIVO E O ANTECEDENTE.
Questão 16 – resposta "E" -  assinalar M para as que mantêm o sentido e a estrutura gramatical; e A para as que acarretam necessidade de alguma alteração.
        Linha 07 – Mas avanços nas neurociências...  MAS e PORÉM SÃO DUAS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS, POR ISSO NÃO ALTERA EM NADA A TROCA;
        Linha 13– Se este for mesmo o caso... A DUAS CONJUNÇÕES SÃO CONDICIONAIS ("se" e "caso") E DIZEM A MESMA COISA; ENTRETANTO, POR UMA QUESTÃO SEMÂNTICA, DEVEM SER USADAS COM TEMPOS DIFERENTES DO SUBJUNTIVO.
Observe: "SE eu TIVER dinheiro", mas "CASO eu TENHA" (ou, como era antigamente "NO CASO QUE eu tenha dinheiro").   No primeiro caso com o futuro do subjuntivo, e no segundo caso com o presente. (No caso que eu tiver dinheiro ERRADO)
           Linha 20 – Existe uma óbvia barreira disciplinar, já que filósofos e neurocientistas tendem a pensar de forma bem diferente sobre a questão.  "JÁ QUE" e "PORQUE" SÃO DUAS CONJUNÇÕES CAUSAIS EQUIVALENTES.
           Linha 31 – Mesmo assim, parece que existem níveis diferentes de complexidade... A EXPRESSÃO TEM VALOR CONCESSIVO E NÃO PODERIA SER SUBSTITUÍDA POR "desta maneira", uma vez que esta tem significado de conclusão.
Questão 17 – resposta "C" – REGÊNCIA – CRASE
CORRETA    Linha 06 – A questão do livre-arbítrio ligada na sua essência ao controle... O NOME "LIGADA" PEDE PREPOSIÇÃO (LIGADA "A" QUE), E "A IDEIA QUE TEMOS SOBRE NOSSAS VIDAS" É UM NOME FEMININO COM O ARTIGO "A", PORTANTO HÁ CONDIÇÕES PARA CRASE.
 CORRETA       Linha 20 - ...já que filósofos e neurocientistas tendem a pensar de forma bem diferente sobre a questão. ESTÁ CORRETA A AFIRMAÇÃO DO ITEM II, FICANDO SOMENTE A PREPOSIÇÃO "A" EM VIRTUDE DA FALTA DO ARTIGO "A" PARA HAVER A CONTRAÇÃO.
INCORRETA   Linha 32 - ...fica muito difícil atribuí-la a um processo totalmente inconsciente. TROCAR UMA PALAVRA MASCULINA (PROCESSO) POR OUTRA FEMININA (SITUAÇÃO) NÃO DARIA CONDIÇÕES PARA USO DA CRASE, UMA VEZ QUE HÁ A PALAVRA "UM", QUE DEVERIA SER MODIFICADA PARA "UMA", E QUE TAMBÉM NÃO POSSUI O ARTIGO "A" PARA HAVER A CONTRAÇÃO.
Questão 18 – resposta "B" – FONÉTICA
                 PALAVRA PAROXÍTONA E COM UM DÍGRAFO CLÁSSICO, "SS" (DUAS LETRAS E UM SOM)
Questão 19 – resposta "C" -  COORDENAÇÃO e SUBORDINAÇÃO
         INCORRETO o item I, oração é composta de verbo, e há 6 verbos no período.
         CORRETO o item II, pois as ações estão coordenadas.
         INCORRETO o item III, pois a oração é adjetiva explicativa.
         CORRETO o item IV, pois também inicia pelo pronome relativo, igual à oração anterior, porém sem vírgula, característica da restritiva.
Questão 20 – ANULADA

Postar um comentário

0 Comentários