FCC - PORTUGUÊS - ÁREA FISCAL!!!


via Byline

Salve, galera!!!

A banca FCC tem dois perfis: o primeiro é menos trabalhoso e mais tranquilo, porque segue o perfil de provas tradicionais; o segundo (para a área fiscal, principalmente) é mais trabalhoso, porque os textos e as questões são maiores e mais "difíceis", portanto (para chover no molhado) a prova é mais difícil. 

O primeiro perfil é o tradicional: a cada questão, um (1) assunto gramatical será trabalhado. Exemplo:

I- Em relação às regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

(A) ?
(B) ?
(C) ?
(D) ?
(E) ?

Ou seja, a questão acima é SÓ DE PONTUAÇÃO. Todas as opções só trabalharão em cima de um assunto: pontuação!

O segundo perfil (o da área fiscal) é o híbrido: a cada questão, haverá cinco opções trabalhando assuntos gramaticais diversos. Exemplo:

I- Levando em consideração o texto e as orientações da prescrição gramatical, assinale a alternativa correta.

(A) ?
(B) ?
(C) ?
(D) ?
(E) ?

Ou seja, na letra A, a banca trabalhará coesão; na B, concordância; na C, crase; na D, análise sintática; na E, colocação pronominal.

O que pode cair de gramática na prova é: relações semânticas (sempre), acentuação (raro), ortografia (raro), flexões nominais e verbais (mais verbais que nominais), emprego de tempos e modos verbais (sempre), voz verbal (sempre), emprego e colocação de pronomes (sempre), conjunção (sempre), sintaxe do período simples e composto (raro), pontuação (sempre), concordância (sempre), regência (raro), crase (sempre), reescritura (sempre) e correção gramatical (sempre e muito!).

Importante: para provas da área fiscal, a FCC coloca 40% de interpretação e 60% de gramática; como os textos são muitos (para uma prova de 20 a 30 questões), grandes e "chatos", a minha sugestão é que você os ignore completamente, partindo para as questões de gramática; depois disso, faça as questões das outras matérias... se sobrar tempo, leia os textos e faça as de interpretação. Conhecimento gramatical é megaimportante, mas estratégia é tudo! ;)

Grande abraço e sucesso!

Pestana

P.S.: Se quiser mais informações, inclusive sobre materiais, use o e-mail acima! :)





Postar um comentário

0 Comentários