Dominar o português pode ser decisivo em um concurso


Empregos & Concursos – Cristiano Stefenoni
9 de mar de 2017 12:03

Nos desculpem os que preferem exatas, mas saber Língua Portuguesa é fundamental. A disciplina, que corresponde a, no mínimo, 25% do total de pontos na prova, muitas vezes é negligenciada pelos concurseiros. Escolher se dedicar aos estudos da disciplina pode influenciar diretamente no resultado final, inclusive nas questões de Matemática.
Para o professor Pedro Henrique, coach, servidor federal e autor do livro "Interpretação de Textos e Semântica para Concursos", os candidatos devem ficar atentos com a avaliação da matéria. "As principais bancas cobram os aspectos gramaticais envolvendo verbos, conjunções e preposições", inicia. Entender e usar bem estes elementos é necessário para que se faça uma boa prova.

Leia também – Português para concurso: os maiores erros da disciplina explicados

Assista às aulas em vídeo de Língua Portuguesa para concurso público na Folha Dirigida

"O candidato deve ficar atento ao comando das questões para que consiga responder o que está sendo perguntado", diz Pedro. Por isso, é importante que o candidato estude compreensão e interpretação de textos, pois é um assunto cobrado e não apenas nas provas de Língua Portuguesa. Para ele, o Português está presente de forma direta ou indireta em todos os concursos públicos do país.
Se atentar e ler com calma pode ser o diferencial. "Os candidatos não sabem analisar o enunciado da questão. Isso faz com que ocorram deslizes decisivos para um bom resultado", orienta o professor. "A melhor maneira de ter um bom resultado nos concursos é estar afiado com a Língua Portuguesa", recomenda.

Confira: E-book desvenda os mistérios de como escrever uma Redação Nota 10!

Após estas dicas abaixo, para o professor, é "só partir para o abraço" e aguardar o excelente resultado na prova.

Dicas do professor Pedro Henrique:
-> Fazer um estudo teórico de cada tópico gramatical, lendo uma gramática bem objetiva;
-> Resolver exercícios de fixação;
-> Fazer o máximo de questões possíveis de provas anteriores;
-> Estudar interpretação de textos com um conteúdo que mostre a resolução de diversas questões de provas anteriores.

Professora destaca importância do rascunho na redação
A professora de redação Tatiana Rodrigues falou sobre importância do rascunho na prova de redação, durante o aulão de véspera do TRF 2, realizado na Folha Dirigida em parceria com o curso Super Professores. "Esse é o momento em que você calcula as linhas e demais estratégias para a prova", disse a professora.
Na redação, os candidatos também devem tomar cuidado com a clareza e adequação vocabular. Isso pode fazer a diferença na correção. Além disso, é proibido o uso de linguagem figurada. Toda atenção pode ser dada com o tamanho (máximo de 30 linhas) e a estrutura simétrica do texto.
Tatiana ainda fala que ser redundante está fora de cogitação, assim como palavras "hoje", "atualmente" e "hoje em dia". No dia da prova, além de fazer um rascunho, a professora pede cuidado com o título. "Só coloque caso tenha um espaço para isso ou seja pedido no enunciado."
A professora ainda destaca que, no caso da escrita errada de uma palavra, o candidato deve fazer um traço horizontal no meio da palavra. Por fim, a dica é não repetir palavras, tentando usar outras do mesmo contexto semântico.

dicas português

Banner_RedeVitoria

Postar um comentário

0 Comentários