
Você, com certeza, já teve dúvidas acerca da correta concordância do verbo com os pronomes "quem" e "que". Chegou a hora de ter certeza da forma correta.
- Sou eu que falo
- É você que vai à sede da empresa.
- Somos nós que estudamos naquela escola.
Primeiramente, vamos falar dos casos em que o pronome "que" é o sujeito da oração. Em construções como as que apresentei acima, a devida concordância se dá com o termo anteposto ao pronome. Veja que "falo" concorda com "eu", "vai" concorda com "você" e "estudamos" concorda com "nós".
Agora, veja as seguintes construções:
- Sou eu quem fala/ Sou eu quem falo agora.
- É você quem vai à sede da empresa.
- Somos nós quem estuda naquela escola./ Somos nós quem estudamos naquela escola.
A regra geral e dominante diz que, em construções como 4, 5 e 6 – em que o sujeito é o pronome "quem" –, o adequado é que o verbo fique na terceira pessoa do singular. Nos três exemplos, é correto o emprego de "fala", "vai" e "estuda". Todavia, não há consenso entre os vernaculistas acerca da concordância com o termo anteposto ao pronome, como está exemplificado no segundo período de 4 e 6. Em 5, o verbo só tem a possibilidade de ficar na terceira pessoa do singular, uma vez que a concordância tanto com "quem" quanto com "você" é feita na terceira pessoa do singular.
Em resumo: quando o sujeito é o pronome "que", concorda-se com o termo anteposto. Quando o sujeito é o pronome "quem", é consenso que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. Apenas alguns gramáticos admitem que, neste caso, o verbo também pode concordar com o antecedente do pronome.
Agora, você já sabe que aquele refrão da dupla Cristian e Ralf ("Sou eu quem faz amor com você à noite") está gramaticalmente correto! Quando essa música tocar em alguma confraternização, aproveite para destilar o seu conhecimento gramatical com os demais presentes!
Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração "Gramática – Teoria e Análise", com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
The post Um pouco mais de concordância. Por: Elias Santana appeared first on Blog Gran Cursos Online.



0 Comentários