Um pouco mais de concordância. Por: Elias Santana


Blog Gran Cursos Online – Equipe Gran Cursos Online
6 de abr de 2017 15:34

Há algumas semanas, fiz um artigo acerca de princípios básicos de concordância verbal. Na ocasião, eu disse que, posteriormente, falaríamos mais acerca do assunto. Para cumprir minha palavra, vamos estudar um pouco mais esse tópico da nossa gramática!

Você, com certeza, já teve dúvidas acerca da correta concordância do verbo com os pronomes "quem" e "que". Chegou a hora de ter certeza da forma correta.

  • Sou eu que falo
  • É você que vai à sede da empresa.
  • Somos nós que estudamos naquela escola.

Primeiramente, vamos falar dos casos em que o pronome "que" é o sujeito da oração. Em construções como as que apresentei acima, a devida concordância se dá com o termo anteposto ao pronome. Veja que "falo" concorda com "eu", "vai" concorda com "você" e "estudamos" concorda com "nós".

Agora, veja as seguintes construções:

  • Sou eu quem fala/ Sou eu quem falo agora.
  • É você quem vai à sede da empresa.
  • Somos nós quem estuda naquela escola./ Somos nós quem estudamos naquela escola.

A regra geral e dominante diz que, em construções como 4, 5 e 6 – em que o sujeito é o pronome "quem" –, o adequado é que o verbo fique na terceira pessoa do singular. Nos três exemplos, é correto o emprego de "fala", "vai" e "estuda". Todavia, não há consenso entre os vernaculistas acerca da concordância com o termo anteposto ao pronome, como está exemplificado no segundo período de 4 e 6. Em 5, o verbo só tem a possibilidade de ficar na terceira pessoa do singular, uma vez que a concordância tanto com "quem" quanto com "você" é feita na terceira pessoa do singular.

Em resumo: quando o sujeito é o pronome "que", concorda-se com o termo anteposto. Quando o sujeito é o pronome "quem", é consenso que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. Apenas alguns gramáticos admitem que, neste caso, o verbo também pode concordar com o antecedente do pronome.

Agora, você já sabe que aquele refrão da dupla Cristian e Ralf ("Sou eu quem faz amor com você à noite") está gramaticalmente correto! Quando essa música tocar em alguma confraternização, aproveite para destilar o seu conhecimento gramatical com os demais presentes!


Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração "Gramática – Teoria e Análise", com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30

The post Um pouco mais de concordância. Por: Elias Santana appeared first on Blog Gran Cursos Online.

Postar um comentário

0 Comentários