A língua portuguesa é uma língua românica que se originou do latim vulgar, falado na Península Ibérica durante a Idade Média.
O latim vulgar era a forma popular e coloquial do latim clássico, que era a língua oficial do Império Romano. Quando os romanos conquistaram a Península Ibérica, no século III a.C., o latim clássico começou a se misturar com as línguas locais, dando origem ao latim vulgar.
Ao longo dos séculos, o latim vulgar sofreu uma série de mudanças, até se tornar o português moderno. Essas mudanças foram influenciadas por fatores como:
- A interação com outras línguas, como o árabe e o celta;
- A influência da cultura local;
- A evolução natural da língua.
O português moderno começou a se formar no século XIII, na região que hoje é Portugal e o norte da Espanha. A partir do século XV, o português começou a se espalhar pelo mundo, através das explorações marítimas portuguesas.
Hoje, o português é falado por cerca de 230 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo o oitavo idioma mais falado no mundo. É a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.
Aqui estão algumas das principais características da língua portuguesa:
- É uma língua românica, o que significa que tem origem no latim.
- Possui 26 letras, sendo 21 consonantes e 5 vogais.
- A letra "h" é muda e não é pronunciada.
- O português é uma língua flexiva, o que significa que as palavras mudam de forma para indicar gênero, número, tempo, modo e voz.
- O português é uma língua rica em pronomes, verbos e adjetivos.
A língua portuguesa é uma língua viva e dinâmica, que está constantemente se desenvolvendo.
0 Comentários