Acentuação Gráfica - Concurso Nacional Unificado


Acentuação Gráfica para o Concurso Nacional Unificado (CNU)
Estratégia Concursos  /  Vinícius Peron Fineto

Olá, pessoal! Seguindo nosso objetivo de colaborar com o processo de aprendizagem dos nossos alunos, principalmente aqueles que estão pensando em prestar o Concurso Nacional Unificado (CNU), abordaremos neste artigo um dos temas mais importantes da disciplina Língua Portuguesa, que, sem dúvidas, será cobrado no CNU: Acentuação Gráfica.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um dos eventos mais aguardados por milhares de estudantes e profissionais em busca de uma carreira pública no Brasil. Com a oportunidade de ingressar em diversos órgãos e instituições federais, esse concurso abrange uma vasta gama de áreas de atuação, proporcionando a possibilidade de estabilidade financeira e profissional. No entanto, para alcançar o sucesso no CNU, é fundamental dominar aspectos essenciais da língua portuguesa, como a acentuação gráfica. Neste artigo, abordaremos as principais regras de acentuação gráfica que podem ser cobradas no CNU, a fim de auxiliar os candidatos em sua preparação. Vamos nessa?

Acentuação Gráfica CNU

O Concurso Nacional Unificado (CNU)

O Concurso Nacional Unificado é um evento de extrema importância no cenário das provas para cargos públicos no Brasil. Ele engloba uma série de órgãos federais e instituições, tornando-se uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam ingressar no serviço público federal. Através do CNU, é possível concorrer a cargos em áreas diversas, como administração, saúde, educação, segurança, entre outras.

O CNU tem se tornado conhecido por sua abrangência e por unificar diversas seleções, o que permite aos candidatos concorrerem a vagas em diferentes órgãos sem a necessidade de se submeterem a múltiplos processos seletivos. Isso torna o concurso ainda mais atrativo para os interessados em conquistar uma carreira pública sólida.

Até o momento, mais de 6.000 vagas já foram confirmadas, com salários que podem chegar aos R$ 23 mil. Segundo os detalhes da proposta, o edital é previsto para ser publicado até 20 de dezembro deste ano, com aplicação das provas entre fevereiro e março de 2024. As provas devem ser realizadas, simultaneamente, em 179 cidades, abrangendo todas as regiões do país.

Um dos aspectos cruciais para o sucesso no CNU é a preparação adequada, que envolve o estudo aprofundado de disciplinas específicas de acordo com o cargo desejado, bem como o domínio da língua portuguesa, incluindo a acentuação gráfica, tema de alta relevância. Para auxiliar os candidatos nesse aspecto, abordaremos agora as principais regras de acentuação que podem ser cobradas nas provas do CNU.

Regras de Acentuação Gráfica

A acentuação gráfica é um dos tópicos mais relevantes da língua portuguesa, e seu conhecimento é fundamental para evitar erros em textos escritos e, no caso dos concursos, para garantir um bom desempenho nas provas de língua portuguesa. A seguir, discutiremos as principais regras de acentuação com base nos materiais disponibilizado pelo Estratégia Concursos.

Acentuação das palavras oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última sílaba. Na língua portuguesa, essas palavras recebem acento gráfico quando terminam em uma das seguintes vogais: "a," "e," "o." Além disso, as palavras oxítonas também recebem acento se terminarem em "em" ou "ens."

Exemplos:

  • Café (acento em "e")
  • Avô (acento em "o")
  • Além (acento em "em")

Além disso, acentuam-se os oxítonos terminados nos ditongos "EI(s)", "OI(s)" e "EU(s)" (se abertos). 

Exemplos:

  • Anéis
  • Bacharéis
  • Coronéis

Acentuação das palavras paroxítonas

As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima sílaba. Na língua portuguesa, essas palavras recebem acento gráfico quando não terminam em uma das vogais "a," "e," "o," "em," ou "ens."

Exemplos:

  • Fácil
  • Hífen
  • Álbum

Perceba que é bem mais fácil decorar essa oposição do que decorar que são acentuadas as paroxítonas terminadas em l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps, ão (regra geral).

Exceção: os prefixos paroxítonos terminados em "I" ou "R" não são acentuados: anti-higiênico, semi-histórico, super-homem. 

Acentuação das palavras proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima sílaba. Todas as palavras proparoxítonas recebem acento gráfico.

Exemplos:

  • Lâmpada (acento na sílaba "lâm")
  • Último (acento na sílaba "úl")
  • Próximo (acento na sílaba "pró")

Acentuação dos ditongos

Os ditongos são combinações de duas vogais em uma mesma sílaba. Na língua portuguesa, as paroxítonas terminadas em ditongos (crescentes ou decrescentes) são acentuadas.

Exemplos:

  • Amáveis
  • Fáceis
  • História

Acentuação dos hiatos

Os hiatos são o oposto dos ditongos, ou seja, são a separação de duas vogais que, mesmo estando em sílabas diferentes, formam uma única emissão de voz. Acentuam-se o "i" e o "u" tônicos, em hiato com vogal ou ditongo anterior, formando sílabas sozinhas ou com "S", desde que não seja precedida de vogal idêntica e não seja seguida de "NH":

Exemplos:

  • Faísca
  • Paraíba
  • Egoísta

Acentuação dos monossílabos tônicos

Os monossílabos tônicos são palavras de uma única sílaba que têm sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com mais força. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em "A(s)", "E(s)" e "O(s)" e "EI(s)", "OI(s)" e "EU(s)" (se abertos). 

Exemplos:

  • Chá
  • Réis

Acentuação das palavras homógrafas – acento diferencial

As palavras homógrafas são aquelas que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes. Em alguns casos, o acento é facultativo, como nas palavras forma e fôrma, demos e dêmos

Agora, segue uma lista de palavras que NÃO trazem mais acentos diferenciais e são cobradas em prova para confundir o candidato desatualizado: 

  • pela (do verbo pelar) e pela (a união da preposição com o artigo); 
  • polo (o esporte) e polo (a união antiga e popular de por e lo); 
  • pelo (do verbo pelar) e pelo (o substantivo); 
  • pera (a fruta) e pera (preposição arcaica). 

Aplicação do conhecimento em questões

Vamos ver agora alguns exemplos de questões de concursos públicos que ilustram como o conhecimento das regras de acentuação gráfica é fundamental para obter um bom desempenho nas provas. É importante que os candidatos se familiarizem com essas regras e pratiquem resolvendo exercícios para aprimorar sua habilidade em identificar a acentuação correta nas palavras e garantir o sucesso no Concurso Nacional Unificado (CNU) e em outros concursos públicos.

Questão 1

Concurso: (CRESS-SC / 2019)

Enunciado: Os vocábulos "ciúme", "atribuída" e "reúne" são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Gabarito: Questão correta.

Comentário: "Ci-Ú-me", "a-tri-bu-Í-da" e "re-Ú-ne" são acentuadas pela regra do hiato: Acentuam-se o I ou U tônicos, sozinhos ou seguidos de S, formando hiato com sílaba anterior.

Questão 2

Concurso: (CRN 2a REGIÃO / 2020)

Enunciado: No que concerne aos aspectos linguístico‐estruturais do texto, julgue o item.

A mesma regra explica a acentuação gráfica dos vocábulos "açúcar", "substância", "óleo" e "técnicas", presentes no último parágrafo do texto.

Gabarito: Questão incorreta.

Comentário: "ó-leo" e "subs-tân-cia" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo (regra específica das paroxítonas). "a-çú-car" é paroxítona terminada em R, então cai na regra geral da paroxítona (acentuam-se todas, exceto as terminadas em a(s), e(s), o(s), em, ens). "téc-ni-cas" é proparoxítona, então é acentuada pela regra geral das proparoxítonas.

Questão 3

Concurso: (PREF. DIONÍSIO CERQUEIRA-SC / 2021)

Enunciado: Assinale a alternativa em que a palavra é acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra "café" (linha 11):

A) Pé.

B) Cipó.

C) Lápis

D) Bússola

Gabarito: letra B.

Comentário: A palavra CA-FÉ é acentuada pela regra geral das oxítonas. A palavra que é acentuada pela mesma regra é CIPÓ. A palavra PÉ é acentuada por ser monossílabo tônico terminado em E. LÁ-PIS é acentuado por ser paroxítona terminada em IS. BÚS-SO-LA é proparoxítona.

Questão 4

Concurso: (AL-GO / 2019)

Enunciado: Acerca das regras de acentuação vigentes, assinale a alternativa que indica vocábulo acentuado em conformidade com a regra das palavras paroxítonas.

A) não.

B) país.

C) contribuísse

D) escavação

E) água

Gabarito: letra E.

Comentário: Á-gua é acentuada pela regra da paroxítona terminada em ditongo. NÃO e ESCAVAÇÃO não são acentuadas, o til não é acento tônico, é marca de nasalidade. Con-tri-bu-ÍS-se (paroxítona) e Pa ÍS (oxítona) são acentuadas pela regra do hiato. Observe que uma coisa é a classificação tônica da palavra, outra é a regra que justifica sua acentuação. A regra do hiato se aplica indistintamente a oxítonas ou paroxítonas, pois se baseia no hiato, não na posição tônica. Grave isso para a sua prova!

Considerações Finais – Acentuação Gráfica para o CNU

A acentuação gráfica é uma parte fundamental da língua portuguesa, e seu domínio é essencial para a redação de textos corretos e para o sucesso em concursos como o Concurso Nacional Unificado (CNU). Neste artigo, abordamos as principais regras de acentuação gráfica com base no conteúdo disponibilizado pelo Estratégia Concursos, fornecendo aos candidatos uma base sólida para seus estudos.

É importante lembrar que o CNU abrange uma ampla variedade de cargos e áreas de atuação, portanto, a preparação deve ser abrangente e incluir não apenas a acentuação gráfica, mas também outros aspectos da língua portuguesa, bem como as disciplinas específicas relacionadas ao cargo desejado. Com dedicação e estudo constante, os candidatos estarão mais bem preparados para enfrentar as provas do CNU e alcançar seus objetivos de conquistar uma carreira pública de sucesso.

Pessoal, espero que essas informações sejam úteis para vocês, de forma que consigam entender melhor os principais pontos do tema Acentuação Gráfica, aprimorando o estudo para o CNU. Lembrem-se que Língua Portuguesa é matéria relevante em qualquer concurso, e não será diferente no CNU.

Um forte abraço e ótimos estudos!

Vinícius Peron Fineto.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

O post Acentuação Gráfica para o Concurso Nacional Unificado (CNU) apareceu primeiro em Estratégia Concursos.



Original Article: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/acentuacao-grafica-cnu/

Postar um comentário

0 Comentários