Olá, meus caros,
Depois do Lepo, Lepo do Carnaval, é hora de retomar os estudos, não é? A folia agora será em torno dos textos que estava faltando explicar. Hoje irei abordar a respeito da tão conhecida dissertação.
Meus caros, vocês sabem muito bem que a dissertação é o texto mais recorrente nos concursos públicos. Praticamente o comando da prova Cespe (o que ela manda você fazer) sempre é o mesmo: ?Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema?... Em seguida, aparece o tema solicitado. Viu o nome dissertativo aí? Mas o que seria dissertar?
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele, geralmente dentro de atualidades. Todavia, no caso de muitos concursos, também pode discorrer a respeito de conhecimentos específicos. Basta lembrar o primeiro edital da Caixa que sinalizava que seria uma dissertação a respeito de atendimento ou de conhecimentos bancários. Dessa forma, o texto dissertativo enquadra-se no mundo jornalístico, sendo, pois, um texto não-literário. Em princípio, o texto dissertativo tem um caráter informativo. Esse tipo de texto tem como características básicas:
- Preferência pela linguagem denotativa; (evite a linguagem figurada)
- Impessoalidade; (prefira usar a 3ª pessoa, singular ou plural; evite a 1ª pessoa do singular: eu acho, acredito, na minha opinião);
- Uso do padrão culto da língua (nada de coloquialismos, linguagem informal, expressões populares e gírias);
- Uso de dados reais, informações, fatos ocorridos no Brasil e no mundo (ao contrário da narração, aqui você não pode inventar nada, ok?);
- Preferência pela objetividade (evite ser prolixo, vá direto ao ponto ao discutir o assunto).
Outro ponto importante é saber se você irá fazer o texto dissertativo que tem um propósito meramente informativo (chamado de expositivo) ou se irá defender um ponto de vista (daí sendo chamado de argumentativo). Esquematizando para você:
Dissertação expositiva: o autor somente informa sobre determinado assunto, sem o propósito de convencimento, não manifesta o ponto de vista.
(mais comum nas provas discursivas, leia meu artigo anterior e verá exemplos)
Dissertação Argumentativa: o autor, apoiado em argumentos, debate ideias, refuta opiniões buscando influenciar o leitor. O ponto de vista deve aparecer nesse caso.
(mais usado em provas de redação que tratam de temas de atualidades, temas que pedem o ponto de vista do candidato).
Para exemplificar, veja 2 temas que criei para esse concurso da CEF:
Texto motivador:
O Programa Minha Casa Minha Vida foi criado a partir da publicação da Lei nº 11.977, de 07 de julho de 2009, e suas alterações. Essa Lei dispõe sobre as regras do Programa Minha Casa Minha Vida e direciona ao Poder Executivo a regulamentação do Programa Nacional de Habitação Urbana ? PNHU.
Dado esse direcionamento, foi publicada a Portaria Interministerial nº 464, de 30 de setembro de 2011, que dispõe sobre as operações com recursos transferidos ao Fundo de Desenvolvimento Social - FDS, contratadas no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana - PNHU, integrante do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, para os fins que especifica, estabelecendo o valor do benefício econômico, os requisitos e a participação financeira dos beneficiários.
(fonte: Manual da CEF Minha Casa Minha Vida)
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema.
PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO, EM DESTAQUE MINHA CASA MINHA VIDA
Ao redigir seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< a importância dos programas sociais do governo federal;
< programa Minha Casa, Minha Vida: objetivos, público-alvo;
< Caixa Econômica Federal: parceria para o programa Minha Casa, Minha Vida.
Comentando o tema que criei:
Veja que o tema lido exige que o candidato explore alguns tópicos argumentando, defendendo algo, como é o caso do primeiro (por que os programas sociais do governo federal são importantes?), assim o candidato iria provar essa questão, mas em se tratando do segundo tópico, bastaria o candidato explicar, informar os objetivos do Minha Casa Minha Vida e a quem se destina, daí usando meramente a exposição. No último tópico, seria interessante o candidato, mais uma vez, recorrer à argumentação, pois iria provar a importância da CEF, por que ela foi escolhida como parceira?
Viu só que um tema pode mesclar um pouco de exposição e argumentação? Basta ler direitinho que você perceberá que técnica (expositiva ou argumentativa) irá usar na prova. Agora vamos a outro tema que criei:
Texto motivador:
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que as políticas sociais implementadas pelo governo federal ajudaram a minimizar as diferenças entre homens e mulheres. ?O Brasil avançou e o Estado vem fortalecendo e construindo novas ações que visam incluir as mulheres em diversos ramos da economia?, afirmou durante a abertura do Sexta com Debates especial do Dia das Mulheres realizado nesta sexta-feira (7 de março) em Brasília.
Tereza Campello destacou que as ações voltadas para combate da pobreza, quase sempre chegam a uma mulher. ?O conjunto de política social tem grande participação de feminina?, resumiu. A ministra citou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec - Brasil Sem Miséria), no qual 67% são do gênero feminino. ?Estamos formando profissionais em diversas áreas, inclusive na construção civil. São pedreiras, carpinteiras, armadoras de concreto?, comemorou. (...)
Adaptado de: http://www.mds.gov.br/
Considerando que as ideias apresentadas acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:
A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS
Comentando o tema:
No tema lido, você percebe que irá tratar de um assunto de atualidade, e não de conhecimento específico como foi o caso do outro, que o aluno deveria saber conhecimentos bancários. Nesse segundo tema, você iria usar a técnica expositiva ou argumentativa? Pense bem... se você irá discutir a respeito da IMPORTÂNCIA da mulher, logo você iria... isso mesmo, argumentar, meu caro!!! Nessa redação, caberia a você provar como a mulher tem se destacado para o crescimento econômico do país, o que as mulheres guerreiras têm feito, os desafios no mercado de trabalho e muitas conquistas. Então, para montar um texto dessa natureza, plenamente ARGUMENTATIVO, o roteiro seria o seguinte:
1º parágrafo ? entrar na questão da mulher + associação de que ela tem promovido um crescimento da economia, tem se destacado no mercado de trabalho (faça um elogio a respeito disso)
(você começou com o assunto e seu ponto de vista)
O 2º e o 3º parágrafos servem para provar a tese que você colocou anteriormente, logo é válido você fazer uma perguntinha básica antes de montar esses 2 parágrafos: por que a mulher é importante para o crescimento econômico do país? Ao responder a reflexão, você acabou de encontrar seus argumentos: o que irá usar para provar a tese. Veja como fica fácil a estrutura:
2º parágrafo ? 1º argumento para provar a tese
3º parágrafo ? 2º argumento para provar a tese
Só falta agora a conclusão de seu texto, o momento de encerrar a ideia, de fechar o assunto. Como a questão é de atualidades, você pode fechar com um resumo do assunto, com uma crítica ao problema ou ainda apontar soluções, medidas que ajudem a amenizar o problema discutido. Vamos ver:
4º parágrafo ? encerra a discussão + aponta soluções para o problema
(seria oportuno aí o candidato falar da tão discutida igualdade de gêneros, ou seja, que a mulher não quer privilégios, mas ser reconhecida em seu potencial, para isso deve ser feita uma política de igualdade salarial, já que é injusto a mulher ganhar menos que o homem).
Então é isso, viu só como é fácil montar o roteiro da dissertação-argumentativa? Mais fácil ainda de escrever a respeito, já que trata das atualidades, mas é preciso ler bastante a respeito dos assuntos do momento, ok? Falando nisso, como está seu ponto de vista a respeito da nossa economia, está bem ou mal? Ou ainda, o que se esperar da Copa do Mundo que está aí, bem perto de ser realizada? Enfim, são muitas questões atuais que poderiam ser cobradas e isso dá um bom papo para um outro artigo, aguarde e verá. No próximo artigo, abordarei o que está atormentando os concurseiros que LERAM o edital da Caixa: o texto instrucional e vou e tirar os seus receios a respeito ;)
Abraços,
Professor Dionisio
0 Comentários