TONICIDADE x ACENTUAÇÃO


via Byline

   Existe, ao mesmo tempo, uma relação de proximidade e de distanciamento entre a TONICIDADE (ou acentuação tônica) de uma palavra e a sua ACENTUAÇÃO (acentuação gráfica). 

   São coisas diferentes. Uma palavra obrigatoriamente possui alguma TONICIDADE (à exceção dos monossílabos átonos, grupo no qual constam as preposições, os artigos, alguns pronomes oblíquos...), ou seja, ou ela é proparoxítona, ou paroxítona, ou oxítona, ou um monossílabo tônico. No entanto, ela nem sempre se encaixa em alguma das regras de ACENTUAÇÃO, isto é, ela pode ou não possuir acento gráfico.

   Assim, o aluno deve estar atento a essa diferença, pois uma questão de vestibular pode focar tanto a tonicidade quanto a acentuação gráfica. Observe a tirinha abaixo.


   No primeiro quadrinho, as palavras "debate", "saudável" e "ideias" são classificadas com a mesma TONICIDADE, pois são todas paroxítonas. Quanto à ACENTUAÇÃO, as mesmas palavras encaixam-se em regras diferentes: "debate" não possui acento, pois é uma paroxítona terminada em "-e"; "saudável" possui acento por ser uma paroxítona terminada em "-l"; "ideias" não é acentuada, mas possuía um acento antes do Novo Acordo Ortográfico, por possuir o ditongo aberto "éi". Esta regra é agora restrita a oxítonas e monossílabos tônicos.

   Beijos!



Postar um comentário

0 Comentários