Língua Portuguesa: perguntas e respostas! – Ant P
30 de dez de 2016 20:42
Aparentemente, a única informação certa é de que a origem do termo GUINÉ é incerta. Ainda assim, transcrevo a hipótese que encontrei há pouco num site.
1."Ao que parece, a palavra Guiné viria do nome de uma aldeia fundada pelos anos 1040, nas margens do Alto-Níger. Pela sua situação geográfica, essa aldeia tornou-se encruzilhada das caravanas que faziam o comércio do Sudão e da África meridional com os Mandingas e os Árabes do Norte. Daí a sua prosperidade e a sua reputação que, graças aos mercadores árabes, atingiram os países europeus. No decorrer dos séculos, a palavra Guiné teve várias grafias: Guinea, Guinanha, Guinee, Jenni, Genni, Dgenni, etc., outras tantas tentativas de adaptação à grafia e à fonética das línguas ocidentais."
2."No início, a palavra Guiné é empregada sem artigo, como atrás se viu."
3."Foi só a partir do século XIX - parece-nos que se começa a empregar Guiné no feminino."
4."Podemos concluir que a palavra - chave deste trabalho - Guiné - é de origem africana, que esta palavra teve várias grafias com o fim de tentar adaptar a pronúncia local à grafia e à fonética das línguas ocidentais. Em crioulo, segundo as nossas convenções pessoais, escreveríamos Gine."
Informações encontradas no site http://nhagente-bissau.yolasite.com/(fonte original: "O crioulo da Guiné-Bissau Filosofia e Sabedoria", de Benjamim Pinto Bull).
Abraço.
ProfAntónio
Imagem encontrada AQUI.
0 Comentários