Cloroquina: essa palavra ganhou muito destaque por causa da crise gerada pela Covid-19. Neste artigo, você vai conhecer a origem e os usos do termo e o processo de formação do vocábulo. Vamos lá!
Etimologia
O termo nasceu da junção do prefixo cloro, que designa algo que é verde ou – mais modernamente – algo que contém cloro, com o substantivo feminino quina ou quinina, que é o nome de uma planta usada originalmente pelos indígenas para curar suas dores e febres.
Então, estamos diante de um substantivo feminino derivado, formado por derivação prefixal: cloro + quina.
Vale destacar ainda que o prefixo cloro vem do grego khlōris. Ele indica, como dito antes, algo esverdeado. É usado, por exemplo, no vocábulo clorofila.
O prefixo é utilizado também na química para indicar a presença de cloro em algum composto ou substância (ex: clorofórmio).
Remédio
A palavra denomina um medicamento que é utilizado principalmente para tratar malária em determinadas regiões.
A cloroquina é usada também no tratamento de amebíase extraintestinal, artrite reumatoide e lúpus eritematoso.
A droga ganhou notoriedade quando passou a ser utilizada, de forma experimental, no combate ao coronavírus.
Hidroxicloroquina
Outro termo que vem ganhando popularidade é hidroxicloroquina. Nesse caso, o prefixo hidroxi indica o grupo OH, do álcool, que é parte do composto da droga. Confira abaixo.
Cloroquina x Hidroxicloroquina
Os dois vocábulos indicam remédios distintos, mas que possuem a mesma base – a cloroquina. Apesar das medicações terem benefícios clínicos similares, os efeitos adversos da hidroxicloroquina são menores.
Gostou do texto? Então, vale a pena conferir o artigo que fizemos sobre a origem da palavra lockdown.
O post Cloroquina – qual a origem da palavra? apareceu primeiro em Clube do Português.
Original Article: https://clubedoportugues.com.br/cloroquina-origem-da-palavra/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cloroquina-origem-da-palavra
0 Comentários