Adjunto adnominal -Complemento Nominal

O adjunto adnominal (adjetivo, pronome adjetivo, locução adjetiva, numeral, artigo) refere-se sempre a um substantivo, determinando-o ou qualificando-o. O complemento nominal, porém, completa, por meio de preposição, o sentido de um nome (advérbio, adjetivo, substantivo). Pode haver confusão se o adjunto adnominal vier também introduzido por preposição. Para que isso não aconteça, veja o que se segue abaixo:
>> Quando o termo introduzido por preposição estiver ligado a adjetivo ou advérbio, será, sem dúvida, complemento nominal:
Ele era favorável ao divórcio. Favorável = adjetivo; ao divórcio = complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo 'favorável'.
Depôs favoravelmente ao réu. Favoravelmente = advérbio; ao réu = complemento nominal, pois completa o sentido do advérbio 'favoravelmente'.
>> Quando o termo introduzido por preposição estiver ligado a substantivo, será:
>Adjunto adnominal quando tiver sentido ativo:
A resposta do aluno foi satisfatória. (do aluno: adjunto adnominal; o aluno deu a resposta: sentido ativo)
>Complemento nominal quando tiver sentido passivo:
A resposta ao aluno foi satisfatória. (ao aluno: complemento nominal; o aluno recebeu a resposta: sentido passivo)
A crítica do técnico aos jogadores tinha fundamento. (do técnico: adjunto adnominal; o técnico fez a crítica; aos jogadores: complemento nominal; os jogadores receberam a crítica feita pelo técnico

Postar um comentário

0 Comentários