Concentração

Para você que, pelo menos uma vez na vida, leu alguma página de um livro e em seguida não lembrou quase nada do que leu. Ou, para você que não consegue ficar muito tempo estudando, pois logo se sente inquieto, sem paciência, agoniado, etc. Esse artigo é para você!



Hoje trataremos de um tema que é comum a todo e qualquer concurseiro: CONCENTRAÇÃO. Nunca vi alguém, por melhor estudante que fosse, não reclamar de falta de concentração, uma vez ou outra. Muitos alunos, amigos e internautas têm me mandado e-mails me argüindo acerca deste tema. Por isso, vou tentar aqui, com meus singelos, mas eficazes, conhecimentos de neurociência, dispor dicas interessantes sobre algumas “ferramentas" que utilizei para melhorar minha concentração.

Primeira verdade: NINGUÉM É 100% CONCENTRADO EM TODO TEMPO. TEMOS MOMENTOS DE CONCENTRAÇÃO E OUTROS MUITOS DE DISPERSÃO. Isso faz parte da natureza humana.

No decorrer do dia somos bombardeados com inúmeros pensamentos e não adianta espernearmos, pois isso é inerente ao ser humano! Sendo assim, o nosso desafio, enquanto estudantes é aumentar o período em que ficamos concentrados. E isso é perfeitamente possível, basta uma boa dose de disciplina e paciência.

Segunda verdade: A CONCENTRAÇÃO NÃO É UM FATOR EXCLUSIVAMENTE BIOLÓGICO, OU SEJA, CONCENTRAÇÃO É HÁBITO, É TREINAMENTO.

Feitas essas considerações iniciais, cabe a pergunta: E O QUE É CONCENTRAÇÃO?

Na minha visão de jurista, o conceito de concentração é tão simples como tomar doce de uma criança, basta pensar na etimologia da palavra: CON-CENTRAção. Assim, concentração é convergir para um centro. Ou seja, trata-se de focar a atenção em um alvo a tal ponto que as demais coisas sejam minimamente percebidas.

O estudante plenamente concentrado é aquele que, enquanto estuda, não pensa em outra coisa a não ser na matéria que é objeto de estudo. Ou seja, concentrar é pensar predominantemente na matéria que se está estudando naquele momento.

Postar um comentário

0 Comentários