Exercício para concurso - texto para correção: ortografia, acentuação e pontuação

Exercício para concurso - texto para correção: ortografia, acentuação e pontuação
http://portuguesonline.net/exercicio-para-concurso-texto-para-correcao-ortografia-acentuacao-e-pontuacao/


Exercício para concurso – texto para correção: ortografia, acentuação e pontuação.

Olá, pessoal,

Selecionei este texto e coloquei várias coisas erradas: grafia, acentuação e pontuação.

Façam a correção sem editor de texto, pois não vai adiantar nada usar o Word ou outra ferramenta. Eu sugiro que você imprima do jeito que está, faça a sua correção. Depois pode conferir com o editor de texto.

Se você desejar o texto original, apenas deixe um comentário no site e envio por e-mail.

Bons estudos e sucesso sempre.

Em abril de 2012 num dia que parecia igualzinho a todos os outros logo depois do almôço, meu chefe foi à minha mesa e perguntou si eu tinha um tempinho.

— Claro – respondi.

Peguei meu laptop, e o seguí, até uma sala de reuniões. Chegando lá vi a diretora de recussos humanas já acomodada. Alguma, coisa não cheirava bem.

Então, meu chefe começou um discurso pronto que não duro mais que cinco minutos:

– Bom, como você sabi, a empresa está passando por uma restruturação e algumas posições estão sendo estintas. A sua, é uma delas.

Pá!

– A empresa está ofrecendo um pacote para todos os funcionários, que estão sendo desligado, blablablá, eu sinto muito, blablablá, a fulana do RH está aqui para lhe explicar, como vai ser o seu pacote, blablablá o seu computador já está desconetado da rede da empresa, blablablá, você pode pedir ao pessoal da tecnologia, para fazer back-up do que vai precisar, blablablá… – continuou ele.

Eu já não estava mais ouvino.

Não voltei mais a minha mesa. Na própria sala de reuniões entreguei às chaves do carro da empresa, o Blackberry e o laptop. Uma colega de trabalho, pegou minha bôlsa e algumas coisas pessoais, e o resto seria entregado depois na minha casa por um funcionário.

Dipois de quinze anos, no mundo corporativo, depois de um mestrado numa universidade estrangeira, depois de ter sido apontada, por uma respeitável publicação internacional, no ano anterior, como um dos talentos em deztaque no Brasil eu estava sendo chutada para fora junto com um bôlo de gente. Era apenas mais uma.

Por um lado, embora eu conhecesse muito bem toda as variáveis, que tinha levado àquele momento, meu ego estava mortalmenti ferido – e ainda demoraria um tempo, para que eu percebece que o que acontecera tinha sido uma enorme bênção. Por outro lado em termos praticos era inegavel a minha sorte, eu estava recebendo uma polpuda indenização para fazer exatamente o que queria; cair fóra.

Tinha passado a noite anterior inteira acordada pensando em como poderia escapar, daquele mundo sem te dinheiro, e ali estava, naqueles papeis na mão da moça do RH, a resposta do Universo à minha pergunta.

Apesar da auto-estima destrossada, sentia-me ao mesmo tempo, inesplicavelmente feliz. Naquela noite saí com dois amigos para beber, uma cerveja e comer pastéis e, enquanto eles se preocupavam com o meu futuro, eu sabia – ainda que não entendesse muito bem como – que tinha tirado a sorte grandi.

No dia seguinte fui a praia, e fiquei olhando ao mar. Se aceitasse uma vaga, na outra multinacional, em um cargo com ainda mais responsabidade e poder, seria "um novo comêço", e eu me empolgaria pur algum tempo com as novas pessoas e funções. Mas, certamente após alguns meses estaria intediada e infeliz.

Sobre o autor

Lucia Campos

Na década de 90 comecei a dar aulas de português para estrangeiros e escrevi um pequeno Manual para o ensino de português. Fui coordenadora numa escola de idiomas até 1999, quando mudei para uma cidade do litoral por motivo de doença na família. Lá passei a dar aulas particulares de inglês. Desde 2001 me dedico ao ensino de inglês, português e francês.



Postar um comentário

1 Comentários