Questão da Semana – 04/04
http://www.maratonadosconcursos.com.br/2014/04/04/questao-da-semana-0404/
Bom dia! Hoje a questão da semana será sobre crase! O professor Edvaldo nos explica o uso, ou não, do acento grave em cada lacuna. Confira:
ESAF – Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
De todo navio que aporta no país são exigidos, em média, 112 documentos, com ____ obrigatoriedade de serem fornecidas 935 informações. É um calhamaço de formulários com diversas vias ____ serem remetidas____ órgãos diferentes e em duplicidade. Apenas no porto de Santos, o maior do país, __4__ burocracia exige, por ano, o preenchimento de 3.773.800 folhas, 17,4 toneladas de papel, segundo estimativa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Por ser de navio que qualquer país faz __5__ maior parte das exportações e importações, conclui-se que__6__ burocracia é poderoso entrave ao comércio exterior brasileiro. (O Globo, com adaptações)
1 2 3 4 5 6
a) à a à à a a
b) a à a à à a
c) à à a a à a
d) a a à à a à
e) a a a a a a
♦ FUNDAMENTAÇÃO:
Na primeira lacuna, não use acento grave, pois antes já temos a preposição "com". Na segunda lacuna, não empregue, pois logo em seguida há verbo. Na terceira lacuna, temos uma palavra masculina (órgãos), impedindo o acento grave. Fica apenas a preposição empregada. Na lacuna 4, temos como sujeito do verbo EXIGIR "a burocracia" ( não se usa acento grave diante de sujeito). A quinta lacuna também não recebe acento grave, pois temos "a maior parte das exportações e importações" com a função de objeto direto do verbo FAZER. Por fim, a sexta lacuna recebe apenas o artigo definido: "a burocracia" é o sujeito do predicado "é poderoso entrave". Portanto, eis como resposta para a questão a alternativa E.
PROF. EDVALDO FERREIRA

0 Comentários