Português: A Nova Ortografia é obrigatória?


via Byline

Na hora de escrever a redação ou, mesmo, de responder às questões discursivas das provas de concursos, sempre surge a dúvida até nos concurseiros mais preparados: a Nova Ortografia é obrigatória? O que acontece, no entanto, é que até o fim de 2015, valem tanto as normas anteriores ao Novo Acordo como, também, as posteriores.

O decreto presidencial 6.583/08, em seu art. 2º, parágrafo único, estabelece que "A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.

"Isso significa que valem a norma anterior ao Novo Acordo e a posterior, ou seja, idéia (anterior) e "ideia" (nova) estão igualmente corretas até o fim de 2015″, explica o professor Erik Anderson.

Segundo ele, o Cespe e a FCC, por exemplo, citam o referido decreto em seus editais para ratificar a possibilidade de o candidato usar tanto a norma anterior como a atual. Nesse caso, mesmo que sejam empregadas as duas formas no mesmo texto, não poderá haver desconto na nota.

"Vale lembrar que o Novo Acordo não mudou a língua nem as regras da língua: ele trouxe alterações para o emprego do hífen, do trema e de  algumas regras de acentuação gráfica, de modo que menos de 1% das palavras do português brasileiro sofreram alteração", complementa.

Postar um comentário

0 Comentários