A Língua Portuguesa nos concursos públicos


via Byline


A Língua Portuguesa nos Concursos Públicos

Os editais dos concursos públicos trazem, em sua maioria, uma infinidade de conteúdos gramaticais, que vêm distribuídos desordenadamente; uma miscelânea de assuntos relativos à linguagem. Explico. Quando lemos os tópicos, tentamos seguir a ordem apresentada, mas isso não é possível, uma vez que se faz necessário estudar a base de tudo, ou seja, identificar e diferenciar as classes de palavras antes de partir para o estudo da Sintaxe, por exemplo. O candidato deve, primeiramente, com base em algum livro, ordenar os assuntos para que consiga desenvolver todos os conteúdos ali distribuídos. É fundamental dominar os assuntos mais simples para partir para os mais complexos.

Os conteúdos de Língua Portuguesa são praticamente os mesmos em todos os editais, com alguma variação quando o concurso é de nível fundamental. O que vem previsto é toda a matéria, do terceiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio. O que será cobrado é o mínimo, e não há como saber se um determinado assunto vai cair na prova. Para estudar todos os conteúdos previstos, seriam necessárias, mais ou menos, quatro horas semanais, durante quatro meses, no mínimo. Considera-se aí que seja feita uma breve explicação de cada tópico e aplicação de alguns exercícios de fixação. Tudo muito rápido, só revisão.

Como os cursinhos não duram todo esse tempo, e quando duram, não oferecem aulas suficientes de Língua Portuguesa, a saída é estudar somente aqueles tópicos que serão os mais prováveis de cair na prova, conforme as características da instituição aplicadora. Nesse contexto, fiz um estudo nas provas da FUNDATEC, empresa que vem realizando a maioria dos concursos municipais, e constatei alguns assuntos principais, que disponibilizo no meu blog (http://portuguesbandeira.blogspot.com.br/). O certo é que para estudar tudo o que vem nos editais, seria necessário um curso completo de Língua Portuguesa, de estudos continuados e de longa duração. Enfim, se você espera o edital para iniciar, terá pouco tempo; então, atenha-se apenas aos assuntos principais da gramática.

Dirnei Rodrigues Bandeira

Licenciado em Letras

Postar um comentário

0 Comentários