TRF-4ª Região – Língua Portuguesa: Comentários


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Olá, pessoal!

Fiz uma breve análise da prova de Língua Portuguesa para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Técnico Judiciário – Área Administrativa). No decorrer do caderno de questões, a Fundação Carlos Chagas abordou itens de acordo com o conteúdo programático do edital. A citada banca elaborou questões sobre:

Compreensão e interpretação textual (questões 1, 2 e 8);

Referenciação textual (questão 3);

Transitividade verbal (questão 4);

Crase (questão 5);

Valor semântico dos conectivos (questões 6, 11 e 12);

Reescritura de frases (questão 7);

Funções sintáticas (questão 9);

Concordância verbal e pontuação (questão 10, híbrida);

Emprego dos pronomes (questão 13); e

Vozes verbais (questão 14).

Vamos às considerações!

 

TRF-4ª Região – 2014 – TJAA – Gabarito Tipo 1

 

1. E

Comentários: No 6º parágrafo, o autor menciona o questionamento "O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito". A partir desta menção, ele estabelece uma diferença entre aquilo que concebe como cultura e o conceito estabelecido pelo pensador Gilles Lipovetski (3º parágrafo): "(…) defende-se a ideia de uma cultura global – a cultura-mundo – que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes". Logo, nosso gabarito é a letra (E).

 

2. A

Comentários: No 5º parágrafo do texto, o autor discorda dos pensadores citados na superfície textual. Nesse segmento, ele lançou mão do nexo textual "contudo", fazendo um contraste com a "cultura planetária", discorrida pelos pensadores: "Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes". Logo, a letra (A) é a resposta da questão.

 

3. E

Comentários: Inicialmente, a forma pronominal "lhes" refere-se a "indivíduos". Podemos ratificar essa afirmação a partir do trecho "apesar das diferentes tradições e línguas que são próprias a eles (os indivíduos). Em "levando-os a todos os países", o pronome oblíquo "os" retoma a palavra "filmes", evitando sua repetição no contexto: "(…) filmes, levando-os (=os filmes) a todos os países". Por fim, o termo "deste" refere-se à expressão "tempo presente" (3ª linha do 7º parágrafo). Logo, nosso gabarito é a letra (E).

 

4. B

Comentários: Em "A pós-modernidade destruiu o mito", o verbo "destruir" é transitivo direto, exigindo como complemento o objeto direto "o mito". O mesmo tipo de complemento é encontrado no trecho "nossa época produz milagres todos os dias", em que o verbo "produzir" é transitivo direto e, por sua vez, o sintagma "milagres" exerce a função de objeto direto. Logo, a letra (B) é nossa resposta.

 

5. D

Comentários: Inicialmente, vale mencionar que o substantivo "obstáculo" rege o emprego da preposição 'a'. Ao substituirmos o termo regente "indivíduos independentes" por "criação de indivíduos independentes", o nome "criação" admite a anteposição do artigo definido 'a'. Com isso, ocorrerá a fusão com a preposição 'a', acarretando o fenômeno linguístico da crase: são um obstáculo à criação de indivíduos independentes. Portanto, a letra (D) é nossa resposta.

 

6. C

Comentários: No 7º parágrafo, a expressão "ao passo que" exprime valor de tempo, matiz semântico mantido pelo nexo textual "enquanto". Vejam:

            "A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer."

            A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, enquanto os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer.

Logo, a letra (C) é o gabarito da questão.

 

 

7. A

Comentários: A letra (A) é a resposta da questão. A reescrita constante desta assertiva é proveniente de um trecho extraído do 2º parágrafo do texto. Vejam:

            "Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas."

            "A crença de que um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades seria garantido por uma educação liberal é sustentada por muitos filósofos otimistas."

Nas demais opções, o correto seria:

b) "Dados os custos (…)".

c) As características (…) procuraram se definir (…)".

d) "embora as modas impostas (…) configurem-se (…)".

e) "Não se considerariam (…) aqueles produtos culturais (…)".

 

 

8. E

Comentários:  Nossa resposta é a letra (E). De acordo com o "corpus" textual, há uma comparação entre duas fases do leitor e duas da adolescência, colocando em evidência a ingenuidade de ambas, como se ratifica nos trechos tópicos frasais "o leitor ingênuo é simplesmente ator" (2º parágrafo), "Mas no leitor ingênuo, essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse pelo livro como obra de arte" (3º parágrafo) e "Assim éramos então, por não sabermos ler nas entrelinhas. E daquela primeira fase de educação sentimental (ingenuidade), que parecia inevitável como as espinhas" [reflexo da adolescência] (4º parágrafo).

 

 

9. A

Comentários: No trecho "Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo", a expressão "a gente" exerce a função de sujeito da forma verbal "desinteressar-se". Por sua vez, o sintagma "noutro mundo" desempenha a função de adjunto adverbial. As mesmas funções sintáticas são encontradas na assertiva (A), notadamente nas expressões "os românticos" (sujeito) e "em proveito dos naturalistas" (adjunto adverbial". Logo, esta é a resposta da questão.

 

 

10. C

Comentários: Apenas a afirmação I está errada. No contexto, a forma verbal "há" foi empregada no sentido de "existir", sendo um verbo impessoal. Em outras palavras, não há que se falar em sujeito.

Já as afirmações II e III estão corretas. O verbo "importar" pode permanecer no singular, concordando com "impressão" (núcleo mais próximo, concordância atrativa), ou ser flexionado no plural, efetuando a concordância gramatical com os núcleos "impressão", "sabor" e "voz".

Logo, a letra (C) é nossa resposta.

 

 

11. D

Comentários: No excerto inicial, a forma verbal "identificando-se" exprime noção de "finalidade", matiz semântico mantido pela expressão "de modo a". Portanto, a letra (D) é a resposta da questão.

Nas demais opções, os valores semânticos são:

a) condição;

b) proporção;

c) concessão;

e) causa.

 

 

12. B

Comentários: A letra (B) é a resposta da questão. Em "éramos nós então, por não sabermos ler nas entrelinhas", o segmento destacado é uma oração subordinada reduzida, exprimindo valor de causa.

 

 

13. B

Comentários: Em "esquecer as pequenas misérias da vida", o verbo "esquecer" é transitivo direto, tendo como complemento o sintagma "as pequenas misérias da vida". Esse constituinte deve ser substituído pela forma pronominal "las", uma vez que o verbo é finalizado em "-R": esquecer + as = esquecê-las.

Em segundo plano, no trecho "Quero dizer que, num folhetim ou num romance", a conjunção integrante "que" é complemento do verbo "dizer". Logo, deve ser substituído pela forma pronominal "lo", já que a estrutura verbal termina em "-R": Quero dizer que = Quero dizê-lo.

Por fim, em "os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas", o vocábulo "terreno" é complemento da forma verbal "perdiam", devendo ser substituído pelo pronome oblíquo "o". No contexto, assumirá a forma "lo", pois a estrutura verbal se encerra por "-M" (som nasal): perdiam + o = perdiam-no.

Portanto, a letra (B) é a resposta da questão.

 

 

14. E

Comentários: No trecho "nós nos lemos através dos livros", o verbo "ler" é transitivo direto, permitindo a transposição para a voz passiva. Na conversão, teremos a construção "Nós somos lidos através dos livros", formada pela locução verbal de voz passiva "somos lidos" (SER + particípio). Logo, nosso gabarito é a letra (E).

 

Abraços e sucesso, pessoal!

Fabiano Sales.

 

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