Olá, pessoal!
Fiz uma breve análise da prova de Língua Portuguesa para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Técnico Judiciário – Área Administrativa). No decorrer do caderno de questões, a Fundação Carlos Chagas abordou itens de acordo com o conteúdo programático do edital. A citada banca elaborou questões sobre:
Compreensão e interpretação textual (questões 1, 2 e 8);
Referenciação textual (questão 3);
Transitividade verbal (questão 4);
Crase (questão 5);
Valor semântico dos conectivos (questões 6, 11 e 12);
Reescritura de frases (questão 7);
Funções sintáticas (questão 9);
Concordância verbal e pontuação (questão 10, híbrida);
Emprego dos pronomes (questão 13); e
Vozes verbais (questão 14).
Vamos às considerações!
TRF-4ª Região – 2014 – TJAA – Gabarito Tipo 1
1. E
Comentários: No 6º parágrafo, o autor menciona o questionamento "O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito". A partir desta menção, ele estabelece uma diferença entre aquilo que concebe como cultura e o conceito estabelecido pelo pensador Gilles Lipovetski (3º parágrafo): "(…) defende-se a ideia de uma cultura global – a cultura-mundo – que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes". Logo, nosso gabarito é a letra (E).
2. A
Comentários: No 5º parágrafo do texto, o autor discorda dos pensadores citados na superfície textual. Nesse segmento, ele lançou mão do nexo textual "contudo", fazendo um contraste com a "cultura planetária", discorrida pelos pensadores: "Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes". Logo, a letra (A) é a resposta da questão.
3. E
Comentários: Inicialmente, a forma pronominal "lhes" refere-se a "indivíduos". Podemos ratificar essa afirmação a partir do trecho "apesar das diferentes tradições e línguas que são próprias a eles (os indivíduos). Em "levando-os a todos os países", o pronome oblíquo "os" retoma a palavra "filmes", evitando sua repetição no contexto: "(…) filmes, levando-os (=os filmes) a todos os países". Por fim, o termo "deste" refere-se à expressão "tempo presente" (3ª linha do 7º parágrafo). Logo, nosso gabarito é a letra (E).
4. B
Comentários: Em "A pós-modernidade destruiu o mito", o verbo "destruir" é transitivo direto, exigindo como complemento o objeto direto "o mito". O mesmo tipo de complemento é encontrado no trecho "nossa época produz milagres todos os dias", em que o verbo "produzir" é transitivo direto e, por sua vez, o sintagma "milagres" exerce a função de objeto direto. Logo, a letra (B) é nossa resposta.
5. D
Comentários: Inicialmente, vale mencionar que o substantivo "obstáculo" rege o emprego da preposição 'a'. Ao substituirmos o termo regente "indivíduos independentes" por "criação de indivíduos independentes", o nome "criação" admite a anteposição do artigo definido 'a'. Com isso, ocorrerá a fusão com a preposição 'a', acarretando o fenômeno linguístico da crase: são um obstáculo à criação de indivíduos independentes. Portanto, a letra (D) é nossa resposta.
6. C
Comentários: No 7º parágrafo, a expressão "ao passo que" exprime valor de tempo, matiz semântico mantido pelo nexo textual "enquanto". Vejam:
"A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer."
A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, enquanto os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer.
Logo, a letra (C) é o gabarito da questão.
7. A
Comentários: A letra (A) é a resposta da questão. A reescrita constante desta assertiva é proveniente de um trecho extraído do 2º parágrafo do texto. Vejam:
"Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas."
"A crença de que um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades seria garantido por uma educação liberal é sustentada por muitos filósofos otimistas."
Nas demais opções, o correto seria:
b) "Dados os custos (…)".
c) As características (…) procuraram se definir (…)".
d) "embora as modas impostas (…) configurem-se (…)".
e) "Não se considerariam (…) aqueles produtos culturais (…)".
8. E
Comentários: Nossa resposta é a letra (E). De acordo com o "corpus" textual, há uma comparação entre duas fases do leitor e duas da adolescência, colocando em evidência a ingenuidade de ambas, como se ratifica nos trechos tópicos frasais "o leitor ingênuo é simplesmente ator" (2º parágrafo), "Mas no leitor ingênuo, essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse pelo livro como obra de arte" (3º parágrafo) e "Assim éramos então, por não sabermos ler nas entrelinhas. E daquela primeira fase de educação sentimental (ingenuidade), que parecia inevitável como as espinhas" [reflexo da adolescência] (4º parágrafo).
9. A
Comentários: No trecho "Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo", a expressão "a gente" exerce a função de sujeito da forma verbal "desinteressar-se". Por sua vez, o sintagma "noutro mundo" desempenha a função de adjunto adverbial. As mesmas funções sintáticas são encontradas na assertiva (A), notadamente nas expressões "os românticos" (sujeito) e "em proveito dos naturalistas" (adjunto adverbial". Logo, esta é a resposta da questão.
10. C
Comentários: Apenas a afirmação I está errada. No contexto, a forma verbal "há" foi empregada no sentido de "existir", sendo um verbo impessoal. Em outras palavras, não há que se falar em sujeito.
Já as afirmações II e III estão corretas. O verbo "importar" pode permanecer no singular, concordando com "impressão" (núcleo mais próximo, concordância atrativa), ou ser flexionado no plural, efetuando a concordância gramatical com os núcleos "impressão", "sabor" e "voz".
Logo, a letra (C) é nossa resposta.
11. D
Comentários: No excerto inicial, a forma verbal "identificando-se" exprime noção de "finalidade", matiz semântico mantido pela expressão "de modo a". Portanto, a letra (D) é a resposta da questão.
Nas demais opções, os valores semânticos são:
a) condição;
b) proporção;
c) concessão;
e) causa.
12. B
Comentários: A letra (B) é a resposta da questão. Em "éramos nós então, por não sabermos ler nas entrelinhas", o segmento destacado é uma oração subordinada reduzida, exprimindo valor de causa.
13. B
Comentários: Em "esquecer as pequenas misérias da vida", o verbo "esquecer" é transitivo direto, tendo como complemento o sintagma "as pequenas misérias da vida". Esse constituinte deve ser substituído pela forma pronominal "las", uma vez que o verbo é finalizado em "-R": esquecer + as = esquecê-las.
Em segundo plano, no trecho "Quero dizer que, num folhetim ou num romance", a conjunção integrante "que" é complemento do verbo "dizer". Logo, deve ser substituído pela forma pronominal "lo", já que a estrutura verbal termina em "-R": Quero dizer que = Quero dizê-lo.
Por fim, em "os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas", o vocábulo "terreno" é complemento da forma verbal "perdiam", devendo ser substituído pelo pronome oblíquo "o". No contexto, assumirá a forma "lo", pois a estrutura verbal se encerra por "-M" (som nasal): perdiam + o = perdiam-no.
Portanto, a letra (B) é a resposta da questão.
14. E
Comentários: No trecho "nós nos lemos através dos livros", o verbo "ler" é transitivo direto, permitindo a transposição para a voz passiva. Na conversão, teremos a construção "Nós somos lidos através dos livros", formada pela locução verbal de voz passiva "somos lidos" (SER + particípio). Logo, nosso gabarito é a letra (E).
Abraços e sucesso, pessoal!
Fabiano Sales.
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