Comentário da prova H.U. / UFAL (MÉDIO)


via Byline

Olá, queridos alunos e alunas que prestaram concurso neste último domingo (27/07) para ingresso no Hospital Universitário da UFAL! Acabamos de fazer uma análise da prova para todos os cargos de nível médio e postamos aqui para vocês as respostas comentadas:

Veja aqui a Prova HU-UFAL 2014 – médio

COMENTÁRIOS

01) Resposta A)

Embora os itens I e II estejam corretos no que afirmam, o item II apresenta uma falha quando não cita o termo "problema" no trecho "o principal (problema) dessas pessoas". Esse fato poderia causar algum prejuízo no entendimento por parte de alguns candidatos. No caso do item III, afirmar que 15% dos municípios brasileiros não possuem alguns profissionais de saúde não deixa de estar correto, pois o texto informa que nesse mesmo percentual de municípios, não há um médico sequer. Por um raciocínio lógico-textual primário, se não há um sequer, também não haverá alguns. Portanto, estariam corretos os itens I, II (apesar da falha citada) e III. Ou seja, não há resposta. Item passivo de anulação.

02) Resposta E)

As palavras "filho", "crescer", "milho" e "manhã" apresentam, sim, dígrafos consonantais. No entanto, vale ressaltar que as palavras não se classificam assim, não existe essa classificação: elas apenas "apresentam" dígrafos.

03) Resposta B)

As preposições destacadas apresentam, realmente, as noções de causa e tempo, respectivamente.

04) Resposta D)

Realmente, só a alternativa D) traz um caso adequado de regência nominal. Na letra A), devemos ter "benéfico à saúde", e não para a saúde; na B), a prescrição gramatical pede "aflitos com ou por, não para tirar o diploma"; na C), não se usa acento grave antes de verbo; e na E), o correto seria "imune a tudo", não para tudo.

05) Resposta C)

As classificações estão incorretas nas letras A), B), D) e E). Na alternativas A), B) e D), as classificações morfológicas corretas seriam verbo e substantivo; na alternativa E), verbo e adjetivo.

06) Resposta D)

O valor da conjunção "segundo", em destaque no trecho selecionado, só equivale ao de "Conforme", na alternativa D). Em A), o termo em destaque tem valor de finalidade; em B), de explicação; em C), de oposição; e na alternativa E), o valor é causal.

07) Resposta E)

Tanto em "à dentada", quanto em "à japonesa", temos exemplos de locuções adverbiais de modo. Embora todos os outros casos de colocação do acento grave estejam corretos, somente na letra E) há uma certa coerência com o que foi pedido no enunciado da questão.

08) Resposta C)

Em "cirurgiões-dentistas", as duas palavras são variáveis; em "joões-de-barro" (palavra entremeada por preposição), só o primeiro termo varia; em "bananas-maçã", como o segundo termo especifica o primeiro, deve ficar no singular; em "sextas-feiras", as duas palavras também são variáveis.

09) Resposta A)

Na primeira frase, o termo preposicionado liga-se a substantivo concreto, assumindo, portanto o valor de adjunto adnominal, o que acontece também na segunda. Na terceira frase, o termo se liga a substantivo abstrato (e tem noção passiva). Funciona, dessa maneira, como complemento nominal, assim como na última frase, quando o termo preposicionado completa o sentido de um adjetivo.

10) Resposta D)

A primeira oração é completiva nominal, já que completa o sentido do substantivo abstrato "recomendação"; a segunda, objetiva indireta, por completar o sentido indireto do verbo avisar; a terceira, substantiva subjetiva, já que existe um (difícil) caso de sujeito oracional (Não se sabe "isto" = como ele conseguiu sobreviver); já no último caso, fica claro o papel de aposto da oração que sucede os dois-pontos.

Um abraço a todos!

Prof. Eduardo Sampaio

Conheça as nossas turmas gerais de Língua Portuguesa para todos os concursos: 

Veja aqui: http://edusampaio.com/2014/06/22/turmas-2014

Postar um comentário

0 Comentários