Se LIGAÊÊÊ..! PORTUGUÊS NA SEFAZ-RS!


via Byline

     Olá, Pessoal!

    Espero que todos estejam bem e pelo Bem!

     Atendendo à convocação do nosso amigo Stenberg, vamos conversar um pouco sobre esse concurso da SEFAZ-RS, cuja organizadora será a FUNDATEC.

     Analisando rapidamente o histórico de concursos dessa banca examinadora (www.pciconcursos.com.br - Várias provas com gabarito disponíveis gratuitamente), observa-se que ela tem realizado nos últimos anos principalmente concursos de Prefeituras no RS (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, ...). No que se refere especificamente ao concurso da SEFAZ-RS, em 2009, a prova para Agente Fiscal do Tesouro do Estado trouxe 30 questões de língua portuguesa, 6 a mais do que essa prova que vem por aí. Foram três textos, ao todo, numa prova de estilo bem semelhante ao da Consulplan e de outras bancas do Sudeste (Vunesp, Cesgranrio...).

     Nas provas que analisamos, percebemos que, além dessa semelhança de estilo, elas possuem um enfoque mais voltado para os assuntos gramaticais do que textuais e discursivos: em média, 30% análise de textos e 70% tópicos gramaticais, com um texto para cada 10 questões. Portanto, esperamos para esta próxima prova 2 ou 3 textos, para as 24 questões que serão propostas.

     Seguindo o roteiro presente no edital, vamos dar uma olhada nos assuntos mais presentes e em algumas questões de prova:

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

     As questões de Língua Portuguesa versarão sobre o programa abaixo. NÃO serão elaboradas questões que envolvam o conteúdo relativo ao Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 6.583, de 29/09/2008.

MB - Nada de Novo Acordo Ortográfico, portanto. Valem as regras antigas!

1. Leitura e análise de textos.

2. Estruturação do texto e dos parágrafos.

5. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos.

6. Variedades de texto e adequação de linguagem.

MB - Mais ênfase em compreensão (informações explícitas) do que em interpretação (informações implícitas).

3. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.

MB - Muuuiito abordado. Presente em todas as provas analisadas. Ênfase maior nos operadores argumentativos, principalmente nas conjunções. Olha só:

QUESTÃO DE PROVA - Marque C (certo) ou E (errado) nas seguintes assertivas sobre aspectos de coesão no texto.

(  ) Na linha 04, "que" retoma "As paredes" (linha 04) e por isso pode ser substituído por "as quais".

(  ) Na linha 07, "onde" retoma "Rio de Janeiro" (mesma linha).

(  ) É o recurso de coesão que permite inferir-se que "botequim estilizado" (linha 29) é "uma moda que veio de outro bairro, no qual tornou-se popular".

QUESTÃO DE PROVA - Qual das seguintes propostas de substituição de palavras e expressões do texto provoca alteração de sentido ou problema sintático?

A) quando (linha 07) por no momento em que.

B) para que (linha 08) por a fim de que.

C) Por meio (linha14) por Através.

D) mas (linha 25) por entretanto.

E) em que (linha 42) por onde.

4. Significação contextual de palavras e expressões.

7. Equivalência e transformação de estruturas.

MB - Muito abordado também, num estilo próximo ao da Consulplan e da FCC. No item 7, são aquelas veeelhas reescrituras de frase, analisando correção gramatical e possível mudança de sentido original.

8. Discurso direto e indireto.

MB - Nenhuma questão nas provas analisadas.

9. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação.

MB - Abordados também à moda antiga: "Oração subordinada blá blá blá...". Ocorre com relativa frequência. Vimos até orações reduzidas nas provas.

10. Emprego de tempos e modos verbais.

14. Flexão nominal e verbal.

16. Concordância nominal e verbal.

MB - A grande estrela desses três tópicos é o VERBO, seja na concordância, na flexão básica ou na identificação de orações. Aqui, uma coisa diferente: situações-problema.

QUESTÃO DE PROVA - Assinale a alternativa que completa - correta e respectivamente - as lacunas das linhas 24 (nas duas ocorrências), 25 e 28.

A) será - haverá - registradas - encontram-se  / C) seria - haverão - registrado - se encontra ...

Questões de concordância simulando situações com efeitos/consequências de pluralizações na concordância:

QUESTÃO DE PROVA - Se paredes (linha 04) e ruas (linha 05) estivessem no singular, quantos outros vocábulos, em cada período - respectivamente - deveriam ser flexionados para fins de concordância  

A) 2 e 3. / B) 3 e 3. / C) 3 e 4. / D) 4 e 4. / E) 4 e 5.

13. Funções das classes de palavras.

15. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

MB - Curioso é que "classes de palavras" incluem verbo, conjunções, pronomes, etc. A banca separa só para dar aquela cara de "muitos assuntos" ou de "assuntos diferentes". Nada de "decoreba" das características básicas das classes gramaticais. Foquem no emprego em frases e nos efeitos de sentido, por exemplo. Média de uma questão por prova, mas não caiu em todas as analisadas.

11. Pontuação.

MB - Questões boas, relativamente frequentes, analisando situações problema de aplicação das regras, estilo Cespe e, mais recentemente, FCC. Raro a ocorrência de frases simples para apenas checar se existe erro.

12. Estrutura e formação de palavras.

MB - Assunto raríssimo. Vi apenas 2 questões em provas mais antigas (2009), tratando de composição e derivação.

17. Regência nominal e verbal.

MB - Pouco frequente também. As poucas encontradas, abordavam a transitividade verbal e a presença ou não de preposição diante de pronomes relativos.

18. Ocorrência de crase.

MB - Uma das questões bem tradicionais nas provas analisadas, abordada de forma bem clássica e simplista.

QUESTÃO DE PROVA - As lacunas pontilhadas das linhas 07, 32 e 34, considerando as regras que determinam o uso da crase, devem ser preenchidas, respectivamente, por:

A) a - às - a - as / B) a - às - a - às...

19. Ortografia oficial.

20. Acentuação gráfica.

MB - Presentes com bastante frequência, em questões de preencher/ completar lacunas com formas verbais, "há/à/a", palavras corretamente grafadas, etc.. Desde a escrita correta de algumas palavras até a comparação de palavras com a mesma regra de acentuação.

21. Figuras de linguagem.

MB - Raríssimo. Uma única questão observada, tratando de linguagem figurada.

É isso aí, meus amigos! Apenas uma modesta contribuição.

Um forte abraço a todos, ótimos estudos e que Deus os abençoe SEMPRE!

Prof. Marcelo Bernardo

Prof. Jamesson Marcelino

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GRUPO/FACE: Português e Redação com o Prof. Marcelo Bernardo


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