Redação: pratique regularmente


via Byline

Atualmente a maioria dos concursos possui redação como etapa classificatória e até mesmo eliminatória, seja ela dissertativa, em forma de questão ou peça processual.

Embora a importância da redação seja do conhecimento de todos, muitos concurseiros ignoram-na durante a preparação, possivelmente não treinam na esperança de que no momento da prova surja a inspiração necessária para a elaboração de uma redação nota 100 ou por saberem que na época da escola eram bons nesta matéria! Ledo engano...

Para elaborar uma boa redação não basta inspiração é preciso técnica e conhecimento das predileções da banca. Já ouvi relatos de concurseiros que não sabiam explorar bem o tema em prova, mas que, por saberem como escrever, conseguiram obter a nota necessária para a aprovação. Obviamente, não atingiram a nota máxima, contudo, a técnica adquirida com a prática possibilitou que saíssem da inércia e desenvolvessem o texto.


Neste momento você deve estar se perguntando o que pode ser feito para adquirir a técnica. Simples! Treine todo dia, treine o máximo que puder. Escreva sobre qualquer assunto, pegue uma revista, veja alguma matéria interessante e comece a dissertar. No início será difícil, mas com o tempo você vai peganho a "manha" de como iniciar e desenvolver o texto.

E correção, como faz? Bom, para correção você possui 3 possibilidade:

1. Faça você mesmo: Releia o texto alguns dias depois para que a leitura não esteja viciada e vá marcando todos os erros que encontrar.

2. Peça a um amigo craque em português.

3. Faça um curso que tenha correção de redação: O curso seria a melhor opção para quem não tem prática ou para quem facilidade, porém nunca conseguiu ter sua redação corrigida por uma banca. Eles irão te dar dicas de expressões que devem ser evitadas, apontar os seus principais erros e vícios cometidos. E, além disso, dar dicas de como você poderia reescrever algum trecho do texto para que a compreensão fique mais fácil.

Por conta da importância do tema, diariamente, recebo pedidos de indicações de cursos de redação. Para poder auxiliá-los com propriedade fui em busca de um parceiro do ramo. E foi assim que conheci o Curso: Escrever é Praticar.

O Curso foi idealizado pela Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade. Oferece acompanhamento de produção textual com instruções específicas e pontuais, partindo da experiência de escrita já dominada pelo aluno, tanto para concursos quanto para vestibular. As orientações não são genéricas, suprirão apenas as suas necessidades sejam elas de construção textual ou de gramática.

Não se trata de um curso com material apostilado e com prazo de fim, a proposta é que a produção textual seja uma prática constante até que você senta total segurança e domínio sobre as palavras e/ou atinja seu propósito de aprovação em concurso.

Conversei com os responsáveis pelo projeto e, como gostei bastante, fechamos parceria. Durante o mês de agosto vocês terão 10% de desconto. Basta usar o código: AGOSTO-10. Além disso, teremos sorteios de pacotes de redação.

Lá vocês poderão escolher quantas redações desejam fazer por mês (de 1 a 8), não há pacote fechado, o que facilita muito. Eles disponibilizam na plataforma a folha pautada, você faz a redação e envia scaneada. Sua redação será corrigida em até 72 horas, quando você receberá o arquivo com comentários e orientações bem detalhadas. Mais informações vocês encontrarão aqui: http://goo.gl/5avCsX

E aí, bora praticar?




Postar um comentário

0 Comentários