TCE/SP : Português


via Byline

TCE/SP – Auxiliar de Fiscalização Financeira II – Informática

 

Olá, pessoal!

Analisando as provas de Língua Portuguesa, não encontrei possibilidade de interpor recurso contra o gabarito preliminar.

A título de ilustração, seguem os comentários à prova de Auxiliar de Fiscalização Financeira II – Especialidade Informática:

 

  1. A

Comentário: No contexto do quadrinho, a conjunção "como" exprime valor de conformidade, sendo equivalente aos nexos textuais "conforme", "segundo":

"Como eu sempre disse ao eletricista, (…)"

"Conforme eu sempre disse ao eletricista, (…)"

"Segundo eu sempre disse ao eletricista, (…)"

 

  1. D

Comentário: Caso a fala da personagem fosse iniciada pelo excerto "O eletricista esteve em casa", o verbo 'dizer' também deve ser conjugado no Pretérito Perfeito do indicativo, assumindo a forma "disse". Esse verbo rege o complemento indireto "lhe", equivalente ao constituinte "a ele" (sem acento grave indicativo de crase). Ademais, a presença do advérbio "sempre" requer que a colocação do pronome átono "lhe" seja proclítica, isto é, antes do verbo, resultando na construção "como eu sempre lhe disse, o importante é manter o foco".

 

  1. C

Comentário: Os excertos "o campo de prisioneiros continua em funcionamento" e "valores democráticos" apresentam ideias opostas, tornando lícito o preenchimento da primeira lacuna com a forma verbal "contradizendo". Por sua vez, a segunda lacuna deve ser preenchida pelo segmento "dos quais", uma vez que o verbo 'vangloriar-se' rege o emprego da preposição 'de', termo que antecede a expressão "os quais".

 

  1. B

Comentário: De acordo com o excerto "Barack Obama prometeu fazê-lo em 2008, quando disputava seu primeiro mandato como presidente dos EUA, supostamente o cargo mais poderoso do mundo", o advérbio "supostamente" sugere que o cargo de presidente dos EUA pode não ser o mais poderoso do mundo, validando o gabarito indicado pela banca.

 

  1. E

Comentário: De fato, o emprego das aspas no contexto caracteriza o recurso da ironia, um dos motivos para utilização desse sinal de pontuação. Logo, nossa resposta é a alternativa (E).

 

  1. A

Comentário: De acordo com o contexto, São Paulo tem serviços mais caros, mas que, em contrapartida, são prestados com maior qualidade. Essa afirmação é ratificada por meio do excerto "São Paulo é plutocrática. Tudo gira em função de dinheiro. Há mais empregos, os salários são mais altos e todos cobram pesado uns dos outros. Eletricistas, encanadores, chaveiros, táxis, todos os serviços são mais caros – mas mais profissionais".

 

  1. B

Comentário: É nítido que o vocábulo "manada" está empregado em sentido figurado, indicando, de acordo com o contexto, que os automóveis, em grande número, obedecem ao trânsito em São Paulo, obediência reforçada por meio do adjetivo "resignada".

 

  1. E

Comentário: A reescrita adequada encontra-se na letra (E). Inicialmente, a vírgula após o vocábulo "mar" marcou a antecipação do adjunto adverbial "a 760 metros do nível do mar". Na sequência, a vírgula também foi empregada corretamente após a palavra "frio", isolando o trecho explicativo "devido ao frio".

Nas demais opções, as correções são as seguintes:

  1. a) existem (…) pessoas
  2. b) é semelhante à de Teresópolis; veem-se pessoas cobertas
  3. c) Devido ao frio
  4. d) semelhante à de Teresópolis; Devido ao frio, (…) pessoas cobertas

 

Confira os Cursos de Língua Portuguesa aqui.

Abraços e sucesso a todos!

Fabiano Sales.

The post TCE/SP : Português appeared first on Estratégia Concursos.




Postar um comentário

0 Comentários