Comentário do tema da Discursiva-redação TRE SP


Estratégia Concursos – Décio Terror
14 de fev de 2017 13:51

Olá, pessoal!

Estou aqui para falar um pouquinho sobre os temas da discursiva-redação.

Conforme esperávamos, os temas relacionaram-se à atualidade, de cunho abstrato, mas você poderia fazer links com conhecimento da parte objetiva da prova.

Não houve textos motivadores maiores. Houve, sim, apenas um texto, que de certa forma indicou o caminho a seguir.

Dessa feita, a leitura do texto motivador foi imprescindível para se traçar a correta linha argumentativa.

Falarei, por enquanto, sobre o tema da discursiva-redação da prova de Técnico Judiciário.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO – 2017

Técnico Judiciário – Área Administrativa – Prova I09

O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade.

Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.

 

        E então? Qual é o tema?

        Qual o nosso ponto de vista?

        Ora, o tema é um resumo das palavras-chave do texto.

        Entendemos do texto que deve haver equilíbrio entre religiosidade, direitos humanos e diversidade cultural.

        Para escrevermos, devemos pensar: Por que este tema é tão importante?

        Devemos escolher duas ou três ideias-força sobre este tema. Quais seriam?

        Deve-se atentar quanto à afirmação de que as leis não abarcam todas as adversidades entre eles. Mas devemos nos posicionar com a noção da equidade, do equilíbrio entre eles.

        Uma sugestão seria um roteiro com três ideias-força, conforme as palavras-chave do texto motivador, dando a devida argumentação sobre:

Argumento 1: religiosidade

Argumento 2: direitos humanos

Argumento 3: diversidade cultural

 

        Assim, seria natural um texto com 5 parágrafos, cuja introdução mencionaria uma ambientação geral, a importância do tema. Um destaque seria a inserção de palavras-chave do corpo do texto na introdução:

redação TRE SP

Já estou ouvindo você perguntar: "Mas Terror, o que são esses tais 'Elementos de fundamentação'"?

Bom, como conversamos em nossas aulas, os temas possíveis para a prova poderiam ser abstratos e nós teríamos que trazê-los para algo concreto. Assim, devemos inserir os elementos de fundamentação. Neste caso, cabem os fatos noticiados na mídia, a menção a autores notórios na área, a especilaistas no assunto, fatos históricos, dados de pesquisa, amparo legal etc.

Quanto à fundamentação da primeira ideia-força, são vários os casos de intolerância religiosa (o Terrorismo é uma prova concreta mais basilar). Além disso, a própria Constituição Federal, em seu artigo 5°, prevê que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias".

Ademais, cabe lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos proclama que (i) toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; (ii) de opinião e de expressão; e (iii) que a educação deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos étnicos ou religiosos.

        Para a confirmação da importância da preservação dos direitos humanos, há a própria Declaração Universal dos Direitos Humanosa. Além disso, a Constituição Federal, no seu artigo 4°, afirma que a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pela prevalência dos direitos humanos.

        Para comprovação da necessidade da preservação das diferentes culturas, nada mais cabível que a própria história do Brasil: uma alusão ao passado de construção social, econômica e política do Brasil nos confirma tal relevância. Além disso, o artigo 215 Constituição Federal garante a liberdade de expressão cultural e valoriza sua diversidade.

O que falei acima é apenas umadas possibilidades de direcionamento argumentativo, conforme o texto, o tema subentendido.

Outras linhas argumentativas poderiam ter ocorrido, mas aqui eu apenas tracei aquilo que estava mais evidente e que possivelmente é a que a banca já espera do candidato.

Devemos nos lembrar de que o final do texto motivador nos conduz à questão da equidade, conforme também as previsões legais, as questões éticas de conduta social etc.

Bom, pessoal, como falei nos vários aulões de redação, ao saírem as notas e os espelhos da redação ficarem disponíveis, entrem em contato com minha equipe o quanto antes, para que possamos ajudar na elaboração dos recursos.

O e-mail é o seguinte: redacao@terrorportugues.com.br

Sabemos que o volume vai ser grande e estamos nos preparando para ajudá-los gratuitamente.

Logicamente, não conseguiremos atender a todos, por isso é importante enviar rapidamente.

Um grande abraço a todos!

Décio Terror

The post Comentário do tema da Discursiva-redação TRE SP appeared first on Estratégia Concursos.

Postar um comentário

0 Comentários