http://portuguesessencialparaconcursos.blogspot.com/2014/01/modos-e-tempos-verbais-colocacao-de.html
via Byline
ANÁLISE DE 02 QUESTÕES RETIRADAS DA PROVA AA-AFN /13
- Em que opção a análise da forma verbal em destaque está correta em relação ao contexto apresentado?a) "(...) quando a coordenação pedagógica orientar a equipe " (6°§) - infinitivo sem flexão, impessoalb) "A competência de ler e escrever, aliás, desenvolve-se com a 'leitura do mundo' (...)" (2§) - uma construção na voz passivac) "(...) como a maquete que vi numa cidadezinha (...)" e "cartazes ao lado comentavam o surgimento (...)" (3º§) - ações dentro de um espaço de tempo determinado.d) " Nada impede que, (…) eles enviem torpedos por celula (...)" (5º§) - ação que acontece habitualmente.e) "(...) se, antes de cada aula, os docesntes souberem quais linguagens (…) " 6º§ - ação que se concluirá em um futuro próximo e certo
Comentário e desenvolvimento da questão:
Alternativa a (incorreta) – A ocorrência de inflinitivo sem fexão ou infinitivo impessoal quando a forma verbal referenciada não se refere a nenhum sujeito. Para saber se tal ocorre, basta verificar que colocando-se "coordenação pedagógica no plural a formal verbal também passará para o plural: "quando as coordenações pedagógicas orientarem a equipe". O sujeito é determinado e simples: coordenaão pedagógica. Não há, portanto, infinitivo sem flexão.
alternativa b (correta) – a forma verbal destacada apresenta-se na voz passiva pronominal ou sintética. Há uma maneira fácil de perceber isso. Havendo ocorrẽncia de verbo + se, verifique se é possível responder à pergunta o quê? - Desenvolve-se o quẽ? - a competência (sujeito determinado passivo) o se é pronome apassivador.
Alaternativa c (incorreta) – ví numa cidadezinha – há ocorrrẽncia de ação concluída(passada) dentro de um espaço físico determinado (cidadezinha), mas não há delimitação do espaço de tempo.
Alternativa d (incorreta) - Nada impede que, (..) eles enviem. Aforma verbal destacada encontra-se no presente do subjuntivo – não há ação que acontece habitualmente, mas ação hipotética, de ocorrência possível.
Alternativa e (incorreta) – souberem é forma verbal no futuro do subjuntivo – possível de vir a acontecer (observe o emprego da conjunção condicional se. Não há ação que se concluirá em um futuro próximo e certo
- Dentre as opções apresentadas abaixo, assinale aquela em que a mudança da posição do pronome destacado obdesece à norma padrão:a) "Se não, pode-se realizar atividades (…) " (5º§ - Se não, se pode realizarb) "(...) o que nos dá acesso a grande parte (…) " (1º§) - o que dá-nos acesso a grande prte.c) " Muitos têm se preocupado, mas essa prática (…)" (4º§ - muitos tẽm preocupado-se, mas essa prática.e) "O ideal é que todos se sintam preparados (..)" (6º§) - O ideal é que todos sintam-se preparados
Comentário e desenvolvimento da questão:
Alterntiva a (incorreta) Não use pronome oblíquo imediatamente após sinal de pontuação (é como se o sinal de pontuação apagasse tudo o que vem antes. Não se deve iniciar período com pronome oblíquo.
Alternativa b (incorreta) - o "que" é pronome oblíquo, atrai o pronome oblíquo ( próclise obrigatória).
Alternativa c (incorreta) – não pode haver próclise (seprecupado), nem ênclise (preocupado-se),com verbo no particípio.
Alternativa d (correta) – Havendo verbo auxiliar + verbo no infinitivo – próclise ou ênclise em relação a qualquer uma das formas verbais.
Alternativa e (incorreta) – os pronomes de uma maneira geral atraem os pronomes oblíquos para a prosição de próclise – forma correta: que todos sesintam
CONTEÚDO SUGERIDO PARA ESTUDO
GR1 AULA 02
Questõesenvolvendo
- Emprego de modos e tempos verbais
- Colocação dos pronomes oblíquos átonos
- Pontuação
- Metafonia
- Plural de adjetivos compostos ligados por hífen
- Emprego do diminutivo
- Superlativo analítico x superlativo sintético
- Classificação dos substantivos
- Sinonímia
- Princípios de concordância verbal
- Interpretação de texto
0 Comentários