RELEVANTE PARA PROVA DE TODOS OS CONCURSOS


via Byline


Lembrar:

  1. Quando você ler "sujeito elíptico" em alguma questão de prova, traduza por: "Há uma palavra que representa o sujeito da oração em destaque, e que aparece em algum lugar anterior do texto, mas que foi omitida na frase por alguma razão".
  2. O sujeito é indeterminado em apenas dois casos: a) verbo na terceira pessoa do plural, quando nenhuma palavra da oração desempenha a função de sujeito, b) verbo na terceira pessoa do singular acompanhado de "se" quando o verbo não é transitivo direto (não responde à pergunta "o quê?"). Cuidado: se o verbo responde à pergunta "o quê" o sujeito será determinado e passivo
  3. A funções mais frequentes da palavra "se" em provas de concursos são: pronome apassivador, índice de indeterminação do sujeito, objeto direto (pronome reflexivo), objeto indireto (pronome recíproco), conjunção integrante, conjunção condicional.
  4. Para não confundir objeto indireto com complemento nominal, lembrar: objeto indireto é complemento de verbo, complemento nominal refere-se a "complemento" de advérbio, de adjetivo ou de substantivo que indica ação.
  5. Quando há sujeito composto ligado por "ou" - a) o verbo ficará no singular se houver ideia de exclusão de um dos núcleos b) o verbo ficará no plural se não houver exclusão necessária de algum dos núcleos.


Postar um comentário

0 Comentários