Confira 8 dicas de português e estude para o concurso da Petrobras - Educação - R7

Confira 8 dicas de português e estude para o concurso da Petrobras - Educação - R7
http://noticias.r7.com/educacao/noticias/confira-8-dicas-de-portugues-e-estude-para-o-concurso-da-petrobras-20140326.html


Nano Cartagena/06.09.2006/AP

A prova do próximo concurso da Petrobras, que abriu 1.232 vagas para pessoas de diferentes áreas, acontece no dia 18 de maio. Para facilitar a preparação dos candidatos, o R7 listou dicas de estudo levantadas pelo professor de português da LFG, Agnaldo Martino.

Concursos oferecem salários de até R$ 8.136 e quase 5 mil vagas

O especialista prevê que a prova contará com um texto longo e diversas questões referentes a ele, por isso é necessário treinar a interpretação e questões gramaticais. Saiba como melhorar seu desempenho conferindo oito conselhos:

1 - Em relação à interpretação do texto, é importante fazer uma leitura silenciosa e atenta do primeiro parágrafo, em seguida o candidato deve mentalmente recontar a si próprio o que acabou de ler, fazendo perguntas como "De que este texto está falando?". Depois, é importante fazer um resumo por escrito para memorizar as informações.

2 - Para facilitar a compreensão, é importante anotar à margem do parágrafo uma síntese do que acabou de pensar – deve ser algo curto, como uma ideia principal e algumas palavras-chave. Isso deve ser feito parágrafo por parágrafo, até encerrar a compreensão total do texto.

3- Preste atenção no tempo. Muitos candidatos se enganam ao deixar a prova de português para o final do exame e não conseguem ler e interpretar o conteúdo com exatidão, perdendo pontos importantes.

4- É importante passar os olhos nos enunciados das questões da prova. Com isso, o candidato consegue identificar o assunto  e selecionar as perguntas que não precisam de uma leitura aprofundada do texto. Identificando perguntas que cobram conteúdo de gramática, por exemplo, o condidato pode economizar tempo.

5 - Quanto à gramática, o exame terá questões de todos os assuntos mencionados no conteúdo programático, porém a banca examinadora deve enfatizar regência, crase e concordância. Por isso, é fundamental estudar com mais afinco esses fatos gramaticais.

6 – A avaliação cobrará conhecimento pleno das mudanças ortográficas implantadas nos países de língua portuguesa. É importante lembrar que o acento de palavras com ditongos abertos e alguns verbos perderam o acento (ideia, plateia, veem, voo, entre outros).

7 - Lembre que a regência e crase envolvem o uso de pronomes oblíquos, pronomes relativos, pronomes interrogativos, pronomes demonstrativos, preposições e artigos.

8 - Já a concordância envolve a flexão de gênero e número (para os nomes) e pessoa e número (para os verbos), ou seja, a concordância tem a ver com a flexão nominal e a flexão verbal.

Além das dicas selecionadas acima, os candidatos podem aumentar suas chances de aprovação na seleção  da Petrobras acessando o conteúdo do R7 

Postar um comentário

0 Comentários