Conhecidas pela grande exigência, as redações nas provas do Cebraspe (Cespe) se diferem da maioria. Isso porque a proposta trata de uma sequência de tópicos, sobre os quais os candidatos devem dissertar. Assim, caso não haja conhecimento sobre essa característica, é provável que a prova seja realizada de forma errada.
Além disso, as provas do Cebraspe abordam temas da atualidade. Por isso, os candidatos precisam estar bem informados sobre o que ocorre no país e no mundo. Em outras palavras, devem ter a habilidade de discorrer sobre tais fatos de forma crítica.
No entanto, nada disso precisa ser temido se houver uma preparação. Pensando nisso, neste artigo, falaremos em detalhes sobre como são as redações nas provas do Cebraspe (Cespe). Acompanhe!
Redações nas provas do Cebraspe (Cespe): estrutura e critérios de avaliação
Em geral, as provas discursivas do Cebraspe trazem um texto que serve para apresentar e contextualizar o tema e depois apresentam três aspectos ou tópicos sobre os quais o candidato deve discorrer, conforme você pode ver na imagem abaixo:
Nesse sentido, será demandado do candidato que desenvolva um texto dissertativo, em prosa, com o máximo de 30 linhas.
Assim, é importante notar que a estrutura da redação já está praticamente dada pelo avaliador. O texto deve contar com 5 parágrafos:
Primeiro parágrafo: introdução
Segundo parágrafo: argumentação sobre o aspecto 1;
Teceiro parágrafo: argumento sobre o aspecto 2
Quarto parágrafo: argumentação sobre o aspecto 3
Quinto parágrafo: conclusão.
Vale dizer que, sempre que possível, os parágrafos (segundo, terceiro e quarto)que tratam dos aspectos listados pela banca devem ter o mesmo número de linhas. Dessa forma, o corretor vai entender que o candidato possui conhecimento sobre todos os temas apresentados.
Critérios de avaliação
As redações do Cebraspe (Cespe) são corrigidas com base em dois grupos de critérios de avaliação:aspectos micro e macroestruturais.
Aspectos microestruturais
Os aspectos microestruturais são relativos à forma como a redação é escrita. A avaliação desses aspectos ocorre por meio da apenação de erros de grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
Nesse contexto, com relaçõa à apresentação gráfica do texto, vale se atentar para alguns pontos específicos como:
Legibilidade
Respeito às margens da folha
Indicação clara da entrada de parágrafos
Não identificação da folha de respostas
Número de linhas escritas pelo candidato
No que diz respeito, a grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular, é importante dar atenção aos seguintes pontos, destacados pela própria banca:
Uso de abreviaturas de pronomes de tratamento e de termos referentes a leis ou artigos: Sr. (senhor), art. (artigo), inc. (inciso).
Emprego de abreviações de uso informal, por exemplo: p/, vc, tb, pq, tá, né.
Ausência de ponto após palavras abreviadas, como etc (et cetera); id. (idem), Dr. (doutor).
Utilização de ponto em siglas.
Ausência de marca de translineação (ato de passar de uma linha para outra, ficando parte da palavra no final de uma linha e o resto dela na linha seguinte).
Introdução de hífen em início de linha, caso este corresponda a marca única de translineação.
Emprego de sinal de pontuação em início de linha.
Ausência de vírgula no caso de orações adverbiais deslocadas, independentemente da extensão da oração.
Ausência de vírgula nos casos em que ela seja necessária para isolar locuções adverbiais longas deslocadas na oração (consideram-se locuções adverbias longas as que são compostas por três ou mais palavras).
Ausência de marca formal (como aspas ou sublinhado) em neologismos e estrangeirismos (palavras de outros idiomas), bem como em expressões coloquiais, uma vez que essas não são comumente empregadas segundo o padrão formal da língua.
Uso adequado do pronome demonstrativo em referência a tempo e local (ex: neste, nesse, naquela, etc.)
Uso inadequado do pronome relativo "cujo" que não expresse relação de posse, bem como o emprego indevido de outro pronome relativo no lugar de "cujo".
Uso inadequado do pronome relativo "onde" em referência a antecedente que não expresse a noção de lugar.
Construção com pronome relativo (que, o qual, os quais etc.) em que não tenham sido respeitadas as regras de regência verbal.
Emprego de palavras repetidas de forma viciosa no mesmo parágrafo.
Por sua vez, os aspectos macroestruturais incluem o desenvolvimento do tema e a apresentação textual.
Nesse sentido, serão avaliados o repertório cultural do candidato (sua capacidade de trazer argumentos embassados sobre cada um dos aspectos) e também a coesão e a coerência do texto em si.
Ademais, será avaliado se o candidato respeitou o gênero e tipo textual demandado pela banca avaliadora.
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