Clichês em redação – quais são, como evitar e quando usar?

Clichês em redação – quais são, como evitar e quando usar?

https://www.clubedoportugues.com.br/cliches-em-redacao/

Foi-se o tempo em que escrever uma boa redação era apenas  exigência escolar. Ser objetivo e escrever bons textos, hoje, é parâmetro para diferentes áreas da vida. Seja para concorrer a um cargo público, conseguir um desconto na faculdade seja para a seleção de um emprego, redigir um bom texto é fundamental. 

No entanto, muito se engana quem acredita na ideia de escrever de forma objetiva apenas dominando a gramática. Os clichês em redação, por exemplo, são os maiores responsáveis por tornar uma leitura ambígua e prolixa. Além disso, eles indicam a falta de repertório cultural do autor. 

Para saber em detalhes o que são clichês em redação e como evitá-los, continue a leitura deste artigo. 

O que são clichês em redação?

Clichês em redação

Os clichês em redação, também chamados de chavões e frases feitas, são aqueles termos muito conhecidos pelo uso recorrente. Em outras palavras, as citações de pessoas famosas ou as chamadas "verdades universais", por exemplo, fazem parte dessa definição. 

É bem provável que você já tenha lido um artigo na busca de uma informação e encontrou "mais do mesmo", isto é, frases prontas e nenhuma nova perspectiva sobre o assunto. Acredite ou não, isso ocorre frequentemente nas redações. 

Por mais comum que pareça, até as histórias iniciadas com o famoso "era uma vez" entram no grupo dos clichês. Assim como os textos com as frases "nos dias atuais" ou "como se sabe" são bons exemplos de como não começar um parágrafo. 

A maneira como expomos as nossas ideias no papel diz muito sobre a nossa precisão e eficiência com as palavras. Além disso, ao observar um texto, é possível notar as ambiguidades e excessos linguísticos, também conhecidos como vícios de linguagem

Vale dizer que os clichês em redação são mais usados do que parece. Isso porque determinadas expressões são encontradas com tanta frequência que acabam internalizadas na memória. A seguir, você confere alguns exemplos de clichês em redação e como evitá-los. 

Tipos de clichês em redação

Os clichês em redação podem ocorrer de diferentes formas. Observe:

Frases prontas 

São aquelas bem conhecidas por todas as pessoas, como os ditados populares, por exemplo. Essas frases costumam ser excessivamente repetidas e, por isso, tendem a ficar na memória. 

Exemplos:

  • Sempre haverá uma luz no fim do túnel.
  • Voltaremos à estaca zero.
  • Fecharemos esse projeto com chave de ouro.
  • Mais vale um pássaro na mão que dois voando

Expressões

Representam as frases que, apesar de não serem construídas do mesmo modo, têm sempre o mesmo significado.

Exemplos:

  • Devemos preservar o meio-ambiente.
  • Os governantes precisam dar mais atenção aos problemas recorrentes.
  • A população deve se conscientizar.

Senso comum 

O senso comum nada mais é do que um conhecimento popular comprovação científica. 

Em outras palavras, são estereótipos obtidos devido à repetição cultural. Esse é um problema ainda mais preocupante quando o assunto é redação pontuada. Isso porque algo que não foi comprovado influenciará na nota fornecida pelo corretor. 

Exemplos:

  • Manga com leite faz mal.
  • Cabelos devem ser cortados na lua crescente.
  • O soluço ocorre quando se está com frio. 

Como evitar os clichês em redação?

O segredo para evitar os clichês em redação, primeiramente, é revisar o seu texto. Usar os chavões é muito comum e tende a ser até automático, uma vez que está registrado na memória. 

Por isso, reler o seu texto é fundamental para identificar as possíveis frases feitas, expressões e senso comum. Além disso, prezar pela originalidade é sempre o melhor caminho. Isso significa que o ideal é pensar diferente da maioria. Inclusive, trazer nova perspectiva ao assunto é sempre uma boa opção para fugir dos clichês em redação.

Vale dizer que tanto a originalidade, quanto a criatividade fazem parte do repertório cultural. Em outras palavras, para evitar os clichês em redação, é necessário conhecer os assuntos e estudar bem as temáticas das redações, antes de elaborar a sua. 

Nesse sentido, evitar o uso dos clichês em redação ajuda a enriquecer o conteúdo e mostrar as suas habilidades em construir a própria opinião. 

Posso usar clichês na minha redação?

Há situações específicas em que é válido utilizar os clichês em uma redação. Por exemplo, pode-se usar uma frase de senso comum para depois a contrapor com argumentos científicos, com argumentos de autoridade ou com dados.

ex: Bandido bom é bandido morto. Apesar de muitas pessoas defenderem essa premissa, ela vai contra as bases sobre as quais se constrói um Estado de Direito, que preza pelo direito ao julgamento e pelo uso controlado da força por parte do poder público.

Ademais, em textos mais informais, é possível utilizar clichês de forma descontraída para criar proximidade com o leitor. Contudo, vale ressaltar que não é recomendado utilizar esse recurso em redações dissertativas ou em situações de mais formalidade.

10 clichês comuns que devem ser evitados

Para finalizar, listamos abaixo 10 clichês mais recorrentes e propostas de como substituí-los:

*

Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o nosso Guia da Redação.

O post Clichês em redação – quais são, como evitar e quando usar? apareceu primeiro em Clube do Português.

Postar um comentário

0 Comentários